HETEROGENEIDADE EM SALA DE AULA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO TRABALHO COM AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93407

Palavras-chave:

Heterogeneidade, Planejamento, Agrupamentos produtivos, Avaliação, Aprendizagem

Resumo

Através de uma análise bibliográfica, este estudo apresenta notáveis perspectivas de uma prática pedagógica que utilize, como ferramenta, os agrupamentos produtivos para lidar com a heterogeneidade em sala de aula, vislumbrando essa heterogeneidade como uma oportunidade potente na construção de conhecimento. Partindo da reflexão sobre heterogeneidade e benefícios do trabalho colaborativo, este artigo propicia uma reflexão sobre o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, do papel no professor no uso dessa ferramenta e dos possíveis desafios para a implantação dessa forma de trabalho no cotidiano escolar. Reflete ainda, sobre como avaliar e como planejar o trabalho com agrupamentos produtivos para superação de dificuldades de aprendizagem.

Biografia do Autor

Fernanda Nicolau Nogueira Barbosa Nunes, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Alfabetização pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Licenciada em Pedagogia pela UNIR. 

Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Graduada em Pedagogia pela UFC. Professora Titular da UFC.

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Publicado

2024-12-24