A EDUCAÇÃO DE SURDOS E A ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL NA PARAÍBA (2016 A 2023)

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93428

Palabras clave:

educação de surdos, educação bilíngue para surdos, escola de surdos, escola cidadã integral.

Resumen

A proposição deste artigo é apresentar uma revisão sistemática sobre a educação de surdos e a Escola Cidadã Integral, na Paraíba, no período de 2016 a 2023. O levantamento de trabalhos foi realizado a partir de dois lócus epistêmicos: as reuniões da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped) e o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).  O estudo evidenciou o foco de pesquisas sobre a Escola Cidadã Integral em instituições públicas da Paraíba. Supomos que tal foco se deve porque o modelo Escola Cidadã Integral faz parte de um programa regional, o Programa das Escolas Cidadãs Integrais, específico da Paraíba, que foi criado em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, no ano de 2015, tornando-se em 2018, uma política de estado, sendo ampliado para toda a Rede Estadual de Educação. Nenhum estudo abordou a ECI na escola de surdos: ECIAC, o que revela a necessidade de indicação de outros estudos, visando aprofundar essa questão. Além disso, revela que a ECI é um modelo de escola concebida para ouvintes, em sua maioria feito por ouvintes, que não é direcionado para as pessoas surdas. Mesmo diante da mudança em seu projeto político pedagógico, destacamos a importância da ECIAC, enquanto uma escola pública bilíngue para surdos, na constituição do ser surdo e na educação das pessoas surdas de Campina Grande/PB e das demais cidades circunvizinhas, resultado de um esforço coletivo e participativo de todos os segmentos da escola, que, há 40 anos, configura-se como um espaço de resistência face à mudança para o referido modelo de escola e perante às políticas que reforçam a pedagogia das competências e a padronização das escolas.

Biografía del autor/a

Antonia Luana Demetrio de Souza, Universidade Federal de Campina Grande

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professora na Rede Municipal de Campina Grande (PB).

Niédja Maria Ferreira de Lima, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculada ao Curso de Pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-UFCG) – Linha 1: História, Política e Gestão Educacionais. 

Citas

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Revisão da Bibliografia. In. ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. p. 179-188. Disponível em: professor.ufop.br/sites/default/files/shei/files/alves_mazzotti_gewandsznajder_completo-1.pdf. Acesso em: 03 fev. 2024.

AMORIM, Eduarda Lira: Coordenação Pedagógica nas Escolas Cidadãs Integrais: percursos didático-curriculares. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26688. Acesso em: 22 mar. 2024.

BEHARES, Luiz Ernesto. Novas correntes na educação de surdos: dos enfoques clínicos aos culturais (Mimeo.). Trad. Eleny Gianini. 1991.

DORZIAT, Ana. Bilinguismo e surdez: para além de uma visão linguística e metodológica. in: SKLIAR, C. (Org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos. v. 1. Porto Alegre: Mediação, 1999. p. 27-40.

HENRIQUE, Maria Claudia Coutinho. Escola Cidadã Integral de ensino médio do estado da Paraíba: projeto de vida para o cidadão competente ou para o indivíduo emancipado? Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Campina Grande, Programa de Pós Graduação em Educação, Campina Grande, 2020. 113 f. Disponível em: Dissertações 2020 - Programa de Pós Graduação em Educação (ufcg.edu.br). Acesso em: 19 jan. 2024.

HONORATO, Rafael Ferreira De Souza. A política de currículo do programa de educação cidadã integral para o atendimento de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23501. Acesso em: 15 jan. 2024

LEITE, Maria Eduarda Pereira. Programa de Educação Integral na Paraíba: uma análise da política educacional sob a égide da racionalidade neoliberal. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17122. Acesso em: 20 fev. 2024.

MENEZES, Renata Kalliane Alves; SILVA, Luciana Leandro da. Implicações do programa de educação integral da paraíba na gestão escolar e no trabalho dos diretores. ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Resumo Expandido - Trabalho em Andamento. 41ª Reunião Nacional da ANPEd, 2023. Disponível em: Anais das Reuniões Nacionais da ANPEd | ISSN: 2447-2808. Acesso em: 26 fev. 2024.

MORAES, Violeta Porto. A possibilidade da escola de surdos: a defesa da escola para o encontro com o mundo. Tese (Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br. Acesso em: 27 jan. 2024.

OLIVEIRA, Germana Silva de. Inclusão de surdos e direitos linguísticos em um campus do Instituto Federal de Educação da Paraíba. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2020. Disponível em: http://www.ppged.ufcg.edu.br. Acesso em: 13 fev. 2023.

PARAÍBA. Escola Cidadã Integral. Disponível em: https://sites.google.com/view/ecipb/in%C3%ADcio?authuser=0. Acesso em: 14 fev. 2024.

PEREIRA, Rosymere. Protagonismo juvenil na escola cidadã integral: da concepção às vivências. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, 2020. Disponível em: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG: Protagonismo juvenil na Escola Cidadã Integral: da concepção às vivências. Acesso em: 10 jan. 2024.

SILVA, Thamyres Ribeiro da. Escola cidadã integral técnica: atores, sujeitos, influências e a atuação da política em uma escola localizada no brejo paraibano. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br. Acesso em: 04 jan. 2024.

SILVA, Laís Salustiano Da. O aluno surdo no IFPB/CG: uma análise a partir da política de inclusão. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2019. Disponível em: http://www.ppged.ufcg.edu.br. Acesso em: 28 jan. 2024.

SLOMSKI, Vilma Geni. Educação bilíngue para surdos: concepções e implicações práticas. Curitiba: Juruá, 2010, p. 25-58.

SKLIAR, Carlos. Abordagem socioantropológica em educação especial. In.: SKLIAR, Carlos (Org.). Educação e exclusão: abordagem socioantropológica em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1997. p. 8-20.

SKLIAR, Carlos. A localização política da educação bilíngue para surdos. In.: SKLIAR, Carlos (Org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos. Porto Alegre: Mediação, v. 2, 1999.

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista de Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, jan./abr. 2014, p. 165-189. Disponível em: Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas | Revista Diálogo Educacional (pucpr.br). Acesso em: 23 fev. 2024.

Publicado

2024-10-19