A IMPORTÂNCIA DO PROEJA COMO POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL PARA A EJA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.94534

Palabras clave:

EJA, PROEJA, POLÍTICA EDUCACIONAL

Resumen

O presente artigo visa contribuir para as pesquisas relacionadas a modalidade da EJA. Através de análise bibliográfica tem-se o intuito de responder questionamentos pertinentes ao PROEJA. O objetivo do artigo é analisar o processo histórico da EJA para compreendermos dentro do contexto social, político e econômico a importância do PROEJA, para a modalidade da EJA. Historicamente, pode-se perceber que a EJA foi uma modalidade negligenciada em nosso país. Os programas que foram destinadas a ela apresentaram características de descontinuidade, foco somente na alfabetização ou ensino supletivo acelerando a formação dos alunos para atender a demanda do mercado econômico. O PROEJA surge então como programa que visa romper com essas características que permearam a EJA em nosso país. Conclui-se, portanto que o PROEJA é de fato uma política pública importante para a modalidade EJA.

 

Biografía del autor/a

Natalia Cristina Goiabeira dos Santos, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduada em Pedagogia. Mestre em Educação. Professora da UFMA

Lélia Cristina Silveira de Morais, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduada em Pedagogia. Doutora em Educação. Professora da UFMA.

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Publicado

2024-12-24