A IMPORTÂNCIA DO PROEJA COMO POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL PARA A EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.94534

Palavras-chave:

EJA, PROEJA, POLÍTICA EDUCACIONAL

Resumo

O presente artigo visa contribuir para as pesquisas relacionadas a modalidade da EJA. Através de análise bibliográfica tem-se o intuito de responder questionamentos pertinentes ao PROEJA. O objetivo do artigo é analisar o processo histórico da EJA para compreendermos dentro do contexto social, político e econômico a importância do PROEJA, para a modalidade da EJA. Historicamente, pode-se perceber que a EJA foi uma modalidade negligenciada em nosso país. Os programas que foram destinadas a ela apresentaram características de descontinuidade, foco somente na alfabetização ou ensino supletivo acelerando a formação dos alunos para atender a demanda do mercado econômico. O PROEJA surge então como programa que visa romper com essas características que permearam a EJA em nosso país. Conclui-se, portanto que o PROEJA é de fato uma política pública importante para a modalidade EJA.

 

Biografia do Autor

Natalia Cristina Goiabeira dos Santos, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduada em Pedagogia. Mestre em Educação. Professora da UFMA

Lélia Cristina Silveira de Morais, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduada em Pedagogia. Doutora em Educação. Professora da UFMA.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA: Documento Base. Brasília: MEC, fev. de 2007. Acesso em 11/05/2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. 2007.

_________. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 6. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. 2012. Acesso em: 13/12/2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192

DI PIERRO, Maria Clara HADDAD, Sérgio. Escolarização de jovens e adultos. Mai/Jun/Jul/Ago, Nº 14, 2000. Acesso em 21/02/2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a07.

FERREIRA, Eliza Bartolozzi. GARCIA, Sandra R. de Oliveira. O ensino médio integrado à educação profissional: um projeto em construção nos estado do Espírito Santo e do Paraná. In: Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. Orgs: Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta e Marise Ramos. Ed. Cortez. São Paulo. 3ª Ed. 2012.

LEITE, Sandra Fernandes. O direito à educação na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. In: A Educação de Jovens e Adultos: Questões Atuais. Debora Cristina Jeffrey (Org.), 1ª ed. Curitiba, 2013.

NETO, Antônio Cabral. RODRIGUES, Jorge. Reformas Educacionais na América Latina: cenários, Proposições e Resultados. In: Pontos e Contrapontos da política educacional: uma leitura contextualizada de iniciativas governamentais. Antônio Cabral Neto, (orgs.) Brasília: Líber Livro Editora, 2007.

PAIVA, Vanilda Pereira. Educação Popular e educação de adultos. Edições Loyola, 3ª ed. São Paulo, 1985.

RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado. 2007. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf. Acesso em: 11/05/2018.

SAMPAIO, Marisa Narcizo. Educação de Jovens e Adultos: uma história de complexidade e tensões. Acesso em: 08/01/2018. Disponível em: http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/viewFile/241/253. 2009.

STRELHOW, Thyeles Borcarte. Breve história sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Revista HISTEDBR On-line. Campinas, n.38, p.49-59, jun.2010.

SOARES, Leôncio. Educação de Jovens e Adultos: diretrizes curriculares nacionais. São Paulo: DP&A, 2002.

Downloads

Publicado

2024-12-24