REFLEXÕES SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A REALIDADE DO MUNICÍPIO DE CARAMBEÍ-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.94238

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Educação Infantil, Escola Pública

Resumo

A partir do Materialismo Histórico Dialético, o presente texto apresenta uma discussão sobre a gestão democrática como princípio da escola pública, tendo como pressuposto que este não se desvincula da luta política, por possibilitar o avanço social pela ação democrática de dentro para fora da escola. Para tanto, apresenta a gestão democrática como princípio na educação pública, como se insere no contexto do capitalismo e como ocorre em instituições públicas de educação infantil no município de Carambeí – PR. Por fim, conclui-se que a gestão democrática ainda é uma realidade a ser conquistada, sendo necessárias ações que ultrapassem a formalidade legal e tornem-se capazes de alcançar a vivência democrática por toda a comunidade.

Biografia do Autor

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual Ponta Grossa - UEPG

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora da Rede Pública do Município de Carambeí (PR).

Gessica Lucif, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, Professora da Rede Municipal de Ensino de Carambeí- PR.

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Publicado

2024-12-24