A linguagem literária crítica/mediadora das narrativas híbridas na sala

vias de descolonização

Autores

Resumo

A polissemia inerente ao discurso artístico da literatura possibilita a ampliação do horizonte de expectativas dos leitores, sejam eles adultos ou crianças. Nesse sentido, a arte da palavra contribui para o aprimoramento e a compreensão da linguagem como material de manipulação na elaboração dos discursos que circulam na sociedade. Desse modo, neste artigo, propomos algumas reflexões sobre a leitura de textos híbridos de história e ficção – cujo discurso sobre os eventos e as personagens do passado evidencia perspectivas distintas daquelas consagradas na história tradicional – destinada ao público infantojuvenil. Consideramos que a leitura desse tipo de obras oferece, quando encaminhada de maneira eficaz, o material propício à desenvoltura, ao longo da formação leitora, da criticidade do educando frente ao discurso historiográfico tradicional. Nesse sentido, serão expostas considerações sobre a tessitura da narrativa híbrida Degredado em Santa Cruz (2009), de Sonia Sant´Ana. Fundamentamos nossa leitura nos pressupostos de Coelho (2010), Luft (2011), Fleck (2017), entre outros. Esperamos, com as reflexões expostas neste texto, contribuir com os estudos que visam a uma abordagem do texto literário como via para a descolonização do pensamento e à formação de um leitor cidadão na América Latina.

Biografia do Autor

Cristian Lopez, Instituto Federal de Mato Grosso

Doutor em Letras pela Universidade de Vigo-UVIGO/Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE. Mártes em Teatro e Artes Cênicas pela UVIGO-Espanha. Licenciado em Letras Português/Espanhol pela UNIOESTE. Professor substituto de língua espanhola no Instituto Federal do Mato Grosso, campus Alta Floresta. Integrante do Grupo do Pesquisa "Ressignificações do passado da América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização". 

Vilson Pruzak dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorando em Letras e Mestre em Letras/PROFLETRAS, pela Universidade do Oeste do Paraná – Unioeste/Cascavel-PR. Especialista em Literatura e Língua Portuguesa, pela Universidade do Vale do Itajaí e  graduado em Letras, pela Universidade Paranaense (2008). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Língua Portuguesa, Literatura Infantil e Juvenil e Literatura Comparada. É professor estatutário de Língua Portuguesa pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Integrante do Grupo de pesquisa "Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização".

Downloads

Publicado

2021-08-01