O ETERNO RETORNO COMO ASSINATURA EM CÉSAR AIRA

Autor/innen

  • Katherine Funke UFSC

Abstract

Neste artigo conduzimos uma análise do que constitui o Eterno Retorno no escritor argentino César Aira. A principal obra analisada é Cumpleaños (2001), em que o argentino parece tirar as máscaras e revelar finalmente o nome por trás dos nomes, ou o Aira-autor por trás dos muitos personagens que, ao longo de sua longa trajetória de invenção de si, construção de mito pessoal, delírios narrativos e contos de fadas dadaístas, já levaram o seu nome. A análise decorre à luz de Otobiografias, seminário em que Jacques Derrida analisa a escrita autográfica de Ecce Homo, de Friedrich Nietzsche. Não há equivalência absoluta entre Ecce Homo e Cumpleaños, mas as duas situações oferecem "escritas de si” em que se revela “como alguém se torna o que é”, ou como pensa o autor, ou o personagem que toma o lugar do autor para falar dele. Assim, em um banquete imaginário, aceitamos a cabeça (supostamente) sem máscaras que César Aira oferece em bandeja de prata e partimos para o ataque.

Autor/innen-Biografie

Katherine Funke, UFSC

Mestranda em Literatura - UFSC (SC)
Bacharel em Comunicação Social - IELUSC (SC)
Especialista em Jornalismo Contemporâneo - UNIJORGE (BA) 

Literaturhinweise

REFERÊNCIAS

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Veröffentlicht

2017-08-01