O aprendizado pelo Manual de pintura e caligrafia

tensões da representação literária

Authors

  • Denise Noronha Lima Universidade Estadual do Ceará

Abstract

Manual de pintura e caligrafia é o segundo romance publicado por José Saramago, em 1977, três décadas após a sua estreia na literatura, com Terra do pecado. Considerando o seu valor transicional e formativo, visto que ele antecede imediatamente a fase madura do autor, iniciada em 1980, pretende-se examinar as tensões da representação literária que o protagonista empreende quando oscila entre a pintura e a escrita, numa tentativa de autoconhecimento e transformação. Será analisada a relação entre literatura, pintura e identidade, com base em estudos sobre o romance de formação, a escrita autobiográfica, o contexto e a teoria da mímese ou representação. Essa base teórica dialoga com o romance a partir da palavra “escrepintor”, com a qual o narrador-personagem se define na tentativa de encontrar o seu estilo, a sua voz, que acredita ser a manifestação da sua verdade. Orienta a discussão a hipótese de que essa obra inaugura uma nova forma da narrativa de Saramago, cuja consolidação se efetivará nos romances seguintes. Conclui-se que o Manual é um romance de transição e de aprendizagem, tanto para o protagonista como para o autor, e contém os temas que o leitor de Saramago encontrará disseminados em toda a sua obra posterior. 

Author Biography

Denise Noronha Lima, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Ceará, na área de Literatura Comparada, com a Tese "O espaço da memória em José Saramago: literatura e autobiografia". Possui Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual do Ceará e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará, área de concentração em Literatura Brasileira. Professora do curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará/FAFIDAM. Tem experiência em disciplinas de Teoria da Literatura, Literaturas Brasileira e Portuguesa, Literatura Comparada, Literatura Cearense e Crítica Literária. Orienta o Grupo de Estudos em Clássicos da Literatura Ocidental (CLIO) e o Grupo de Estudos Literários: Teoria e Crítica (LITTERA). Colaboradora do Grupo de Pesquisa Espaços de Leitura: Cânones e Bibliotecas, da Universidade Federal do Ceará.

Published

2023-12-13