A posição do narrador no romance Ao farol, de Virgínia Woolf

Autores/as

  • Adriane Cherpinski Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Evely Vânia Libanori Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Adriana Gomes Cardozo de Andrade Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Resumen

Quando surgiu, o romance ocupou o espaço de uma literatura que não cabia mais ao humano naquele momento, a epopeia. A partir do momento que o homem se desencanta com a vida, ele passa a procurar por uma arte que se adeque ao seu novo modo de sentir o mundo. Após percorrer um breve caminho pela história do gênero, apresentar a autora e a obra, este artigo se debruça em analisar a posição do narrador no romance Ao Farol (1927), da escritora Virgínia Woolf, segundo o ensaio “A posição do narrador no romance contemporâneo” escrito pelo filósofo Theodor W. Adorno. É de conhecimento público que o trabalho de Woolf foi considerado inovador pela crítica. Nesta perspectiva, buscou-se investigar quais características fazem com que o romance Ao Farol seja assim considerado, e se tais pontos o alinham ao que Adorno denomina romance contemporâneo.

Biografía del autor/a

Adriane Cherpinski, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutoranda em Letras (UEM). Mestre em Letras na área de concentração em Interfaces entre Língua e Literatura, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) (2013). Graduada em Letras Português e suas Literaturas (2006) pela UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, pós graduada em Literatura e Contemporaneidade (2008) e em Gestão Escolar (2011) também pela UNICENTRO. É docente efetiva em Língua Portuguesa na Educação Básica (SEED - Secretaria de Estado da Educação do Paraná). Leciona na FACULDADE CENTRO OESTE DO PARANÁ (FACEOPAR), desde agosto de 2012. Dedica-se aos estudos da ecocrítica, especialmente no campo da literatura brasileira, com ênfase em Clarice Lispector.

Evely Vânia Libanori, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Sou professora do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias da Universidade Estadual de Maringá desde 1997. Fiz mestrado e doutorado na UNESP/Assis. Em agosto de 2018 conclui o estágio de Pós-Doutoramento em Crítica Cultural, na UEL/PR. Desenvolvi a pesquisa "Ética e Poética Animal em Clarice Lispector". Na Graduação trabalho Literatura Brasileira - Narrativa, e Práticas Metodológicas em Educação Literária. Na Pós-Graduação trabalho com romances latino-americanos e com o referencial teórico referente ao Existencialismo, Ecocrítica, Identidade humana e animal, Ética Animal. Estou à frente do GAIA (Grupo de Atividades Interdisciplinares sobre os Animais), grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e que estuda libertação animal, ética animal, veganismo. Sou coordenadora adjunta do Programa de Pós-graduação em Letras (PLE) desde setembro de 2012 até o presente momento. Oriento pesquisas na Graduação e na Pós-Graduação relacionadas a esses campos de estudo/conhecimento: Representação de Identidades na Literatura, Ética Animal, Poética Animal, Representação Animal na Literatura, Clarice Lispector, Existencialismo. Em maio de 2014, lancei o livro de crônicas abolicionistas animalistas Nós, Animais.

Adriana Gomes Cardozo de Andrade, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Sou professora do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias da Universidade Estadual de Maringá desde 1997. Fiz mestrado e doutorado na UNESP/Assis. Em agosto de 2018 conclui o estágio de Pós-Doutoramento em Crítica Cultural, na UEL/PR. Desenvolvi a pesquisa "Ética e Poética Animal em Clarice Lispector". Na Graduação trabalho Literatura Brasileira - Narrativa, e Práticas Metodológicas em Educação Literária. Na Pós-Graduação trabalho com romances latino-americanos e com o referencial teórico referente ao Existencialismo, Ecocrítica, Identidade humana e animal, Ética Animal. Estou à frente do GAIA (Grupo de Atividades Interdisciplinares sobre os Animais), grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e que estuda libertação animal, ética animal, veganismo. Sou coordenadora adjunta do Programa de Pós-graduação em Letras (PLE) desde setembro de 2012 até o presente momento. Oriento pesquisas na Graduação e na Pós-Graduação relacionadas a esses campos de estudo/conhecimento: Representação de Identidades na Literatura, Ética Animal, Poética Animal, Representação Animal na Literatura, Clarice Lispector, Existencialismo. Em maio de 2014, lancei o livro de crônicas abolicionistas animalistas Nós, Animais.

Citas

ADORNO, T. A posição do narrador no romance contemporâneo. In: Notas de Literatura. Tradução: Jorge de Almeida. São Paulo: Duas cidades/ Editora 34, 2003.

CANDIDO, Antonio. Timidez do Romance. In: A educação pela noite e outros ensaios. 2. Ed. São Paulo: Ática, 1989, p. 82-99.

FRANCO JUNIOR, Arnaldo. Operadores de Leitura da Narrativa. In: BONNICI, Thomas & ZOLIN, Lucia Osana (orgs.). Teoria Literária: Abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3 ed. Maringá: Eduem, 2009, p. 33-48.

TACCA, O. As vozes do romance. Tradução Margarida Coutinho Gouveia. Coimbra: Almedina, 1983.

WOOLF, Virginia. Ao Farol. Tradução Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

Publicado

2020-11-03

Número

Sección

Estudos Literários