Infância violenta
análise do contexto na obra ‘A amiga genial'
Resumen
Este artigo teve como objetivo analisar as temáticas ‘infância’ e ‘violências’ no livro A amiga genial, de Elena Ferrante, obra que faz parte da tetralogia napolitana. Para isso, utilizou como fundamentação teórica a teoria do contexto de van Dijk (1980; 2013; 2016; 2020), dentro de sua abordagem sociocognitiva dos Estudos Críticos do Discurso que considera a análise do contexto como uma forma investigação das propriedades sociais e cognitivas dos eventos comunicativos e de gêneros textuais-discursivos. Foram selecionados trechos do seguimento narrativo “Infância: História de dom Achille” que mostrassem como diversas formas de violências marcaram a infância das personagens Lenu (narradora) e Lina/Lila, seja pelos contextos globais e locais da obra. Por contexto global entende-se o contexto social do pós-guerra na Itália; e, contextos locais, os conhecimentos compartilhados entre as personagens como o ambiente, as crenças e os interesses. Dentre os resultados, foi possível perceber que a violência do contexto social do pós-guerra fazia com que as crianças sempre lidassem com situações de mortes e tragédias, modificando, também suas relações de crenças.