O Coro de Sarajevo na mira do narrador

mito e ironia em Os velhos também querem viver, de Gonçalo M. Tavares

Autores/as

Resumen

Inserida na série “Estudos Clássicos”, a novela-poema Os velhos também querem viver (2014), do escritor português contemporâneo Gonçalo M. Tavares (1970), é uma reescritura da tragédia grega Alceste (c. 438 a. C), de Eurípides (c. 480-406 a. C). Ao resgatar o tema do sacrifício por amor até a morte, o autor transpõe o enredo trágico para um contexto de guerra, cuja história se passa em Sarajevo, entre 1992 e 1996, período no qual a cidade esteve sob o domínio do exército sérvio. Nessa reescritura trágica, chamam-nos a atenção o foco narrativo. Ao construir sua obra, o autor utiliza-se de um narrador intruso e irônico que faz diversas digressões, no intuito de emitir sua opinião sobre os fatos. Nessa perspectiva, este artigo tem por objetivo analisar – além dos aspectos do mito de Alceste – a construção desse narrador intruso, que ao longo da obra “interrompe” a narrativa para atacar, por meio da ironia, o Coro de Sarajevo.

Biografía del autor/a

Renato Cândido da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Renato Cândido da Silva é Mestrando em Letras pela Universidade Federal do Ceará  (UFC) (2017), Graduado em Letras Português/Inglês pela Faculdade Dinâmica Cataratas (UDC) (2013).

Orlando Luiz de Araújo, Universidade Federal do Ceará

Professor de Língua e Literatura Grega da Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação emLetras da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Letras Clássicas pela Universidade de SãoPaulo (USP), com estágio pós-doutoral pela Universidade de Lisboa (2015-2016). https://orcid.org/0000-0001-9886-3733 / E-mail: orlando.araujo@ufc.br   

Publicado

2022-09-26