Perspectivas sobre a mediação da informação em museus

explorando os textos das exposições

Autores

  • Thiago Giordano De Souza Siqueira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Oswaldo Francisco de Almeida Júnior Universidade Estadual Paulista (UNESP) https://orcid.org/0000-0003-3629-7435

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.88857.30-48

Palavras-chave:

Mediação da informação; Apropriação da informação; Exposições; Textos de exposições; Comunicação em museus.

Resumo

Apresenta as reflexões iniciais de uma Pesquisa Doutoral. Um dos objetivos foi compreender as concepções sobre mediação da informação em museus registradas na literatura acadêmico-científica em Ciência da Informação e da Museologia. O estudo enfocou especificamente a mediação e apropriação da informação com base nos textos de exposição. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, e caracteriza-se como qualitativa, exploratória e descritiva. Conclui-se destacando a importância do texto dos museus como objeto de estudo para a mediação da informação na Ciência da Informação, considerando-o como um recurso comunicacional que facilita a comunicação e a apropriação de significados pelos visitantes em relação aos objetos presentes nas exposições em museus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

 

 

 

 

 

 

 

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson José da. (Orgs.) Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p. 9-32.

ALONSO, Mariela; ANDRUCHOW, Marcela; LLORET, Florencia. La producción de textos museográficos en la trama de la narrativa expositiva. In: CONGRESO NACIONAL DE MUSEOS UNIVERSITARIOS, 1., 2010, La Plata. Anais [...]. La Plata: Red de Museos de La Universidad Nacional de La Plata, 2010. p. 1-8. Disponível em: http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/41919. Acesso em: 19 jan. 2022.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da Criação Verbal. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

BITTENCOURT, José Neves. Mediação, curadoria, museu: uma introdução em torno de definições, intenções e atores. In: JULIÃO, Letícia; BITTENCOURT, José Neves (org.). Mediação em Museus: Curadorias, Exposições e Ação Educativa. 2. ed. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, 2008.

COXALL, Helen. Museum text as mediated message. In: HOOPER-GREENHILL, Eilean (ed.). The Educational Role of the Museum. Londres: Routledge, 1994. p. 215- 222.

DAVALLON, Jean. Comunicação e sociedade: pensar a concepção da exposição. In: BENCHETRIT, Sarah; ZAMORANO, Rafael Bezerra; MAGALHÃES, Aline Montenegro (Org.). Museu e comunicação: exposição como objeto de estudo. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2010.

EKARV, Margareta. Combating redundancy: writing texts for exhibition. In: HOOPER-GREENHILL, Eilean (ed.). The Educational Role of the Museum. Londres: Routledge, 1994. p. 201-204.

FALK, John H.; DIERKING, Lynn D. Learning from museums: visitor experiences and the making of meaning. Walnut Creek: Altamira Press, 2000.

GILMORE, Elizabeth; SABINE, Jennifer. Writing readable text: evaluation of the Ekarv Method. In: HOOPER-GREENHILL, Eilean (ed.). In: The Educational Role of the Museum. Londres: Routledge, 1994. p. 205-210.

GOMES, Henriette Ferreira. A mediação da informação, comunicação e educação na construção do conhecimento. Datagramazero: Revista de Ciência da Informação, [s. l], v. 9, n. 1, p. 1-13, jan. 2008. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/01/pdf_cba3e7ea29_0007594.pdf. Acesso em: 12 maio 2022.

GOMES, Henriette Ferreira. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 46, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p46

HALIL, Nur Afni Binti; MOHAMMAD, Hashima Mohaini; ROSLI, Nor Ez-zatul Hanani Binti; JOHN, Audrey Anak. The Exhibition Structure and Its Impact Towards Visitors’ Understanding at a Museum. Idealogy, Perak (Malásia), v. 3, n. 3, p. 41–53, 2018. Disponível em: https://ir.uitm.edu.my/id/eprint/30309/1/30309.pdf. Acesso em: 17 fev. 2022.

HERNÁNDEZ, Francisca. El museo como espacio de comunicación. Gijón: Trea, 2003.

JACOBI, Daniel; POLI, Marie Sylvie. Scriptovisual documents in exhibitions: some theoretical guidelines. In: BLAIS, Andrée (ed.). Text in the Exhibition Medium. Québec: La Société Des Musées Du Québec, 1995. p. 49-73.

KJELDSEN, Anna Karina; JENSEN, Mathilde Nisbeth. When words of wisdom are not wise. a study of accessibility in museum exhibition texts. Nordisk Museologi, n. 1, p. 91–111, 2015.

KNEZ, Eugene, WRIGHT, Gilbert. The museum as a communication system: an assessment of Cameron‟s view point. Curator. Nova Iorque: American Museum of Natural History. n.13, v.3, p. 204-212. 1970. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.2151-6952.1970.tb00404.x .Acesso em: 31 jul. 2020.

MARQUART, Laurent. Writing in Space. In: BLAISS, Andree (org.). Text in the exhibition medium. Québec: Société des Musées Québécois, Musée de la Civilisation, 1995. p. 229–249.

NÚÑEZ, Angélica. El museo como espacio de mediación: el lenguaje de la exposición museal. Universitas Humanística, Bogotá, v. 1, n. 60, p. 181-199, 2007.

PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2011.

RAVELLI, Louise J. Making Language Accessible: Successful Text Writing for Museum Visitors. Linguistics and Education, v. 8, n. 4, p. 367–387, 1996.

SARNO, Alicia; LLORET, Florencia; GUTIÉRREZ MARX, Graciela; GRANDI, María Emília. La crítica de exhibiciones: una propuesta innovadora que pone en crisis las puestas museográficas. In: MIRTA, Bonnin; FERNÁNDEZ, María J. (org.). Conservación, educación, gestión y exhibición en museos. Córdoba: Brujas, 2005. p. 279–305.

SERRELL, Beverly. Exhibt labels: an interpretative approach. 2. ed. Londres: Rowman & Littlefield, 2015.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Percepções conceituais sobre mediação da informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 6, n. 1, p. 93–108, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v6i1p93-108

SPENCER, Hugh A. D. Spencer. Exhibition text. In: LORD, Barry; PIACENTE, Maria (org.). The manual of museum exhibitions. 2.ed. Lanham: Rowman & Littlefield, 2014. p. 393–404.

Downloads

Publicado

2023-07-24

Como Citar

DE SOUZA SIQUEIRA, Thiago Giordano; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Perspectivas sobre a mediação da informação em museus: explorando os textos das exposições. Informação em Pauta, [S. l.], v. 8, n. esp, p. 30–48, 2023. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.88857.30-48. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/88857. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Mediação, Circulação e Apropriação da Informação - GT 3 ENANCIB

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)