Perspectivas sobre a mediação da informação em museus
explorando os textos das exposições
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.88857.30-48Parole chiave:
Mediação da informação; Apropriação da informação; Exposições; Textos de exposições; Comunicação em museus.Abstract
Apresenta as reflexões iniciais de uma Pesquisa Doutoral. Um dos objetivos foi compreender as concepções sobre mediação da informação em museus registradas na literatura acadêmico-científica em Ciência da Informação e da Museologia. O estudo enfocou especificamente a mediação e apropriação da informação com base nos textos de exposição. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, e caracteriza-se como qualitativa, exploratória e descritiva. Conclui-se destacando a importância do texto dos museus como objeto de estudo para a mediação da informação na Ciência da Informação, considerando-o como um recurso comunicacional que facilita a comunicação e a apropriação de significados pelos visitantes em relação aos objetos presentes nas exposições em museus.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALONSO, Mariela; ANDRUCHOW, Marcela; LLORET, Florencia. La producción de textos museográficos en la trama de la narrativa expositiva. In: CONGRESO NACIONAL DE MUSEOS UNIVERSITARIOS, 1., 2010, La Plata. Anais [...]. La Plata: Red de Museos de La Universidad Nacional de La Plata, 2010. p. 1-8. Disponível em: http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/41919. Acesso em: 19 jan. 2022.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da Criação Verbal. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
BITTENCOURT, José Neves. Mediação, curadoria, museu: uma introdução em torno de definições, intenções e atores. In: JULIÃO, Letícia; BITTENCOURT, José Neves (org.). Mediação em Museus: Curadorias, Exposições e Ação Educativa. 2. ed. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, 2008.
COXALL, Helen. Museum text as mediated message. In: HOOPER-GREENHILL, Eilean (ed.). The Educational Role of the Museum. Londres: Routledge, 1994. p. 215- 222.
DAVALLON, Jean. Comunicação e sociedade: pensar a concepção da exposição. In: BENCHETRIT, Sarah; ZAMORANO, Rafael Bezerra; MAGALHÃES, Aline Montenegro (Org.). Museu e comunicação: exposição como objeto de estudo. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2010.
EKARV, Margareta. Combating redundancy: writing texts for exhibition. In: HOOPER-GREENHILL, Eilean (ed.). The Educational Role of the Museum. Londres: Routledge, 1994. p. 201-204.
FALK, John H.; DIERKING, Lynn D. Learning from museums: visitor experiences and the making of meaning. Walnut Creek: Altamira Press, 2000.
GILMORE, Elizabeth; SABINE, Jennifer. Writing readable text: evaluation of the Ekarv Method. In: HOOPER-GREENHILL, Eilean (ed.). In: The Educational Role of the Museum. Londres: Routledge, 1994. p. 205-210.
GOMES, Henriette Ferreira. A mediação da informação, comunicação e educação na construção do conhecimento. Datagramazero: Revista de Ciência da Informação, [s. l], v. 9, n. 1, p. 1-13, jan. 2008. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/01/pdf_cba3e7ea29_0007594.pdf. Acesso em: 12 maio 2022.
GOMES, Henriette Ferreira. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 46, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p46
HALIL, Nur Afni Binti; MOHAMMAD, Hashima Mohaini; ROSLI, Nor Ez-zatul Hanani Binti; JOHN, Audrey Anak. The Exhibition Structure and Its Impact Towards Visitors’ Understanding at a Museum. Idealogy, Perak (Malásia), v. 3, n. 3, p. 41–53, 2018. Disponível em: https://ir.uitm.edu.my/id/eprint/30309/1/30309.pdf. Acesso em: 17 fev. 2022.
HERNÁNDEZ, Francisca. El museo como espacio de comunicación. Gijón: Trea, 2003.
JACOBI, Daniel; POLI, Marie Sylvie. Scriptovisual documents in exhibitions: some theoretical guidelines. In: BLAIS, Andrée (ed.). Text in the Exhibition Medium. Québec: La Société Des Musées Du Québec, 1995. p. 49-73.
KJELDSEN, Anna Karina; JENSEN, Mathilde Nisbeth. When words of wisdom are not wise. a study of accessibility in museum exhibition texts. Nordisk Museologi, n. 1, p. 91–111, 2015.
KNEZ, Eugene, WRIGHT, Gilbert. The museum as a communication system: an assessment of Cameron‟s view point. Curator. Nova Iorque: American Museum of Natural History. n.13, v.3, p. 204-212. 1970. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.2151-6952.1970.tb00404.x .Acesso em: 31 jul. 2020.
MARQUART, Laurent. Writing in Space. In: BLAISS, Andree (org.). Text in the exhibition medium. Québec: Société des Musées Québécois, Musée de la Civilisation, 1995. p. 229–249.
NÚÑEZ, Angélica. El museo como espacio de mediación: el lenguaje de la exposición museal. Universitas Humanística, Bogotá, v. 1, n. 60, p. 181-199, 2007.
PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2011.
RAVELLI, Louise J. Making Language Accessible: Successful Text Writing for Museum Visitors. Linguistics and Education, v. 8, n. 4, p. 367–387, 1996.
SARNO, Alicia; LLORET, Florencia; GUTIÉRREZ MARX, Graciela; GRANDI, María Emília. La crítica de exhibiciones: una propuesta innovadora que pone en crisis las puestas museográficas. In: MIRTA, Bonnin; FERNÁNDEZ, María J. (org.). Conservación, educación, gestión y exhibición en museos. Córdoba: Brujas, 2005. p. 279–305.
SERRELL, Beverly. Exhibt labels: an interpretative approach. 2. ed. Londres: Rowman & Littlefield, 2015.
SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Percepções conceituais sobre mediação da informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 6, n. 1, p. 93–108, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v6i1p93-108
SPENCER, Hugh A. D. Spencer. Exhibition text. In: LORD, Barry; PIACENTE, Maria (org.). The manual of museum exhibitions. 2.ed. Lanham: Rowman & Littlefield, 2014. p. 393–404.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.