Tramas do sentido

cultura, representações sociais, informação e leitura em uma abordagem crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8i0.2023.89237.1-18

Palavras-chave:

Contextos sociais – estruturas, Cultura – relações de sentido, Informação social, Leitura e apropriação da informação, Teoria das Representações Sociais

Resumo

Objetiva refletir a forma social como os sentidos podem ser produzidos, propondo diálogo entre o conceito estrutural de cultura, a Teoria das Representações Sociais, a perspectiva antropológica da informação e o conceito de leitura como apropriação de sentidos. Analisa a natureza intersubjetiva, contextual e ideológica presente nas operações de sentido, a saber: nos simbolismos culturais, nas representações sociais, na informação e na leitura. Evidencia a problemática do poder inserido nos referidos fenômenos, bem como a dinâmica de sentidos mobilizada em favor do protagonismo social. Considera finalmente a abordagem crítica como fundamental para os estudos da Ciência da Informação, defendendo o posicionamento ético com o qual a área pode se engajar em prol da dignidade humana e do exercício da coletividade.

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Biografia do Autor

Ismael Lopes Mendonça, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Ceará.

Ligia Maria Moreira Dumont, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em convênio com o IBICT, com pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris. Mestra em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Biblioteconomia e em Letras, com ênfase em alemão e em francês, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é professora titular do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2023-10-18

Como Citar

MENDONÇA, Ismael Lopes; DUMONT, Ligia Maria Moreira. Tramas do sentido: cultura, representações sociais, informação e leitura em uma abordagem crítica. Informação em Pauta, [S. l.], v. 8, p. 1–18, 2023. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v8i0.2023.89237.1-18. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/89237. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos