Tramas do sentido

cultura, representações sociais, informação e leitura em uma abordagem crítica

Autori

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8i0.2023.89237.1-18

Parole chiave:

Contextos sociais – estruturas, Cultura – relações de sentido, Informação social, Leitura e apropriação da informação, Teoria das Representações Sociais

Abstract

Objetiva refletir a forma social como os sentidos podem ser produzidos, propondo diálogo entre o conceito estrutural de cultura, a Teoria das Representações Sociais, a perspectiva antropológica da informação e o conceito de leitura como apropriação de sentidos. Analisa a natureza intersubjetiva, contextual e ideológica presente nas operações de sentido, a saber: nos simbolismos culturais, nas representações sociais, na informação e na leitura. Evidencia a problemática do poder inserido nos referidos fenômenos, bem como a dinâmica de sentidos mobilizada em favor do protagonismo social. Considera finalmente a abordagem crítica como fundamental para os estudos da Ciência da Informação, defendendo o posicionamento ético com o qual a área pode se engajar em prol da dignidade humana e do exercício da coletividade.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Ismael Lopes Mendonça, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Ceará.

Ligia Maria Moreira Dumont, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em convênio com o IBICT, com pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris. Mestra em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Biblioteconomia e em Letras, com ênfase em alemão e em francês, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é professora titular do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Riferimenti bibliografici

BAUMAN, Z. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

CAPURRO, R. Epistemologia e Ciência da Informação, 2003. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2003. p. 1-14. Disponível em: https://bit.ly/3pTn31J. Acesso em: 30 ago. 2022.

CAPURRO, R. Pasado, presente y futuro de la noción de información. Logeion: filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 110-136, ago./fev. 2014. DOI: https://doi.org/10.21728/logeion.2014v1n1.p110-136.

CAPURRO, R.; HJØRLAND, B. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 148-207, jan./abr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-99362007000100012.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1999.

CHARTIER, R. Cultura escrita, literatura e história: conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antonio Saborit. Porto Alegre: ARTMED, 2001.

CHARTIER, R. Do livro à leitura. In: CHARTIER, R. (org.). Práticas da leitura. 5. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 1996. p. 77-105.

CHARTIER, R. Formas e sentido cultura escrita: entre distinção e apropriação. Campinas: Mercado de Letras; ALB, 2003.

CHARTIER, R. O mundo como representação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 5, n. 11, p. 173-191, 1991. Disponível em: https://bit.ly/3AB6fBx. Acesso em: 30 ago. 2022.

DUMONT, L. M. M. Construtos próprios sobre leitura na Ciência da Informação. In: DUMONT, L. M. M. (org.). Leitor e leitura na Ciência da Informação: diálogos, fundamentos, perspectivas. Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2020. p. 21-52.

EAGLETON, T. A ideia de cultura. 2. ed. São Paulo: UNESP, 2011.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1983.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

ISER, W. A interação do texto com o leitor. In: LIMA, L. C. (org.). A literatura e o leitor: textos da estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p. 83-132.

JAUSS, H. R. A estética da recepção: colocações gerais. In: LIMA, L. C. (org.). A literatura e o leitor: textos da estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p. 43-61.

JODELET, D. Os processos psicossociais da exclusão. In: SAWAIA, B. (org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 55-67.

JOVCHELOVITCH, S. Vivendo a vida com os outros: intersubjetividade, espaço público e representações sociais. In: GUARESCHI, P.; JOVCHELOVITCH, S. (org.). Textos em representações sociais. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 53-72.

LIMA, L. C. Introdução: o leitor demanda (d)a literatura. In: LIMA, L. C. (org.). A literatura e o leitor: textos da estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p. 9-39.

MARTINS, A. A. L. Informação e movimentos sociais sob a perspectiva do campo social da Ciência da Informação: uma análise a partir da Marcha das Vadias. 2015. 175 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

MOSCOVICI, S. Prefácio. In: JODELET, D. Loucura e representações sociais. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2015a. p. 11-31.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 11. ed. Petrópolis: Vozes: 2015b.

PERDIGÃO, J. A. Informação simbólica, representações sociais e identidade: confronto de sentidos nas narrativas que (in)formam as mulheres de Noiva de Cordeiro. 2021. 237 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.

THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

Pubblicato

2023-10-18

Come citare

MENDONÇA, Ismael Lopes; DUMONT, Ligia Maria Moreira. Tramas do sentido: cultura, representações sociais, informação e leitura em uma abordagem crítica. Informação em Pauta, [S. l.], v. 8, p. 1–18, 2023. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v8i0.2023.89237.1-18. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/89237. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos