Mediação na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA)
um estudo de acessibilidade
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.90653.69-84Keywords:
Biblioteca escolar; Pessoas com deficiência; Acessibilidade informacional; Surdos; Cegos.Abstract
Technologies in recent decades have impacted all spheres of society. For people with disabilities, it has enabled the existence of resources that improve their quality of life, such as architectural, attitudinal and informational accessibility. In this research the focus will be on informational accessibility in school libraries where, despite technological advances, resources for users with disabilities are still embryonic. The objective of this work is to discuss the types of accessible materials and resources of Assistive Technologies present in the library of the School of Application of the Federal University of Pará (EAUFPA- a lab school aimed to provide training field and research for students of the University´s College of Education). This is a case study, with a quantitative and qualitative approach with content analysis. According to the research results, the library in question has some accessible materials for deaf and blind people, however, it still needs to advance in materials for audiences with other disabilities such as cognitive impairment. Regarding Assistive Technologies, there is the presence of screen reader software, but it still has gaps for other resources such as magnifiers. One of the contributions of this study is the disclosure of the information accessibility scenario in a public school library that uses technologies, mostly open access, expanding the visibility of these resources and their use in other school libraries.
Downloads
References
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL, 2015. Lei n. 13.146 de 6 de junho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.punf.uff.br/inclusao/images/leis/lei_13146.pdf
BUENO, J. G. S. Educação especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente. 2. ed., rev. São Paulo: EDUC, 2004. 187 p
CONFERÊNCIA MUNDIAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Declaração de Salamanca. 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 08 jan. 2021.
COSTA, A. C. de A.; CHALHUB, T. O uso das tecnologias assistivas na mediação da informação em biblioteca escolar: acessibilidade para alunos com deficiência visual. Biblioteca Escolar em Revista, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/184665 . Acesso em: 2 ago. 2021.
FERNANDES, N. L.; VIANNA, W. B. Percepção de deficientes visuais quanto à tecnologia assistiva e os softwares de síntese de voz para uso em bibliotecas. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 11, n. 2, p. 1- 18, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/31131. Acesso em: 24 nov. 2020
FERREIRA, R. R.; CHAGAS, K. R. O bibliotecário como mediador no processo de inclusão do surdo em bibliotecas universitárias. Revista Bibliomar, São Luiz, v. 15, n.2, p. 84-98, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/126460 Acesso em: 22 jan. 2022.
FURTADO, M. M. F. D. Bibliotecas acessíveis na construção de uma sociedade mais justa. Bibliocanto, Natal, v. 1 n. 1, n. 1, p. 16-30, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/120240. Acesso em: 28 abr. 2021.
IMBIRIBA, T. E. F.; DIAS, J. L.; LEITÃO, W. A. M. A caminhada continua. In: LEITÃO, W. M. et al. (Orgs.). Olhares sobre a inclusão: vivenciando e buscando a efetivação de uma educação para todos. Belém: UFPA, 2015. p. 159-160.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: caminhos, descaminhos, desafios, perspectivas. In: MANTOAN, M. T. E. (Org.). O desafio das diferenças nas escolas. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 29-41.
MARCOLINO, M. A. R.; CASTRO FILHO, C. M. Biblioteca escolar e os usuários especiais: o profissional da informação frente ao desafio da inclusão. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 28, n. 2, p. 9-25, jul./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos.pdf. Acesso em: 28 ago. 2021.
MARTINS, L. M. B. A coleção da biblioteca escolar e acessibilidade: o processo de seleção de livros de literatura infantil e juvenil. Convergência em Ciência da Informação, Aracaju, v. 2 n. 3, n. 3, p. 29-68, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/140478. Acesso em: 12 maio 2021.
MAZZOTTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MORAES, M. B.; ALMEIDA, M. A. Mediação da informação, ciência da informação e teorias curriculares: a transdisciplinaridade na formação do profissional da informação. Informação & Informação, v. 18, n. 3, p. 175-198, 2013. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/32554. Acesso em: 19 jan. 2021.
PEREIRA, N.M.A; SILVA, J. L. C. Entre concepções e aplicações: a mediação da informação no âmbito da biblioteca universitária. In. FARIAS, G.B.; FARIAS, M. G.G. Competência e Mediação da Informação: percepções dialógicas entre ambientes abertos e científico. São Paulo: ABECIN, 2019, p.69-94.
SANTOS, M. P.; DINIZ, C. N.; FERNANDES, E. M. Acessibilidade informacional para usuários com transtorno de espectro autista na biblioteca. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, p. 1863-1882, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/4337. Acesso em: 15 set. 2020.
SILVA, A. J. M.; DUARTE, F. E. G.; SILVA, J. L. C. Mediação da informação em biblioteca escolar: um estudo realizado na biblioteca Madre Paula do Colégio Santa Teresa de Jesus. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, p. 788-802, 2017. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/3249>. Acesso em: 28 jan. 2021
TEIXEIRA, L. A.; BRITO, T. R.; DORNELES, J. V.; MARQUES, R. F. Políticas de inclusão de acessibilidade para a promoção da competência em informação: um olhar para a biblioteca central da UFMS. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 331-352, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/1409. Acesso em: 03 maio 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.