Mediação na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA)
um estudo de acessibilidade
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.90653.69-84Parole chiave:
Biblioteca escolar; Pessoas com deficiência; Acessibilidade informacional; Surdos; Cegos.Abstract
As tecnologias nas últimas décadas impactaram todas as esferas da sociedade, mas com relação às pessoas com deficiência possibilitou da existência de recursos que garantam qualidade de vida com a acessibilidade arquitetônica, atitudinal, informacional. Nesta pesquisa o foco será na acessibilidade informacional. Nas bibliotecas escolares, apesar dos avanços tecnológicos a realidade de usuários com deficiência ainda é embrionária. O objetivo deste trabalho é discutir sobre os tipos de materiais acessíveis e recursos de Tecnologias Assistivas presentes na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA), Este é um estudo de caso, com abordagem quanti-qualitativa com análise de conteúdo. De acordo com os resultados da pesquisa, a biblioteca em questão conta com alguns materiais acessíveis para pessoas surdas e cegas, porém, ainda precisa avançar em materiais para públicos com outras deficiências como a cognitiva. No que se refere a Tecnologias Assistivas, há a presença de softwares leitores de tela, mas apresenta lacunas para outros recursos como Lupas. Uma das contribuições deste estudo é a divulgação do cenário de acessibilidade informacional em uma biblioteca escolar pública que utiliza tecnologias, na sua maioria de acesso aberto ampliando a visibilidade desses recursos e sua utilização em outras bibliotecas escolares.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL, 2015. Lei n. 13.146 de 6 de junho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.punf.uff.br/inclusao/images/leis/lei_13146.pdf
BUENO, J. G. S. Educação especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente. 2. ed., rev. São Paulo: EDUC, 2004. 187 p
CONFERÊNCIA MUNDIAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Declaração de Salamanca. 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 08 jan. 2021.
COSTA, A. C. de A.; CHALHUB, T. O uso das tecnologias assistivas na mediação da informação em biblioteca escolar: acessibilidade para alunos com deficiência visual. Biblioteca Escolar em Revista, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/184665 . Acesso em: 2 ago. 2021.
FERNANDES, N. L.; VIANNA, W. B. Percepção de deficientes visuais quanto à tecnologia assistiva e os softwares de síntese de voz para uso em bibliotecas. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 11, n. 2, p. 1- 18, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/31131. Acesso em: 24 nov. 2020
FERREIRA, R. R.; CHAGAS, K. R. O bibliotecário como mediador no processo de inclusão do surdo em bibliotecas universitárias. Revista Bibliomar, São Luiz, v. 15, n.2, p. 84-98, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/126460 Acesso em: 22 jan. 2022.
FURTADO, M. M. F. D. Bibliotecas acessíveis na construção de uma sociedade mais justa. Bibliocanto, Natal, v. 1 n. 1, n. 1, p. 16-30, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/120240. Acesso em: 28 abr. 2021.
IMBIRIBA, T. E. F.; DIAS, J. L.; LEITÃO, W. A. M. A caminhada continua. In: LEITÃO, W. M. et al. (Orgs.). Olhares sobre a inclusão: vivenciando e buscando a efetivação de uma educação para todos. Belém: UFPA, 2015. p. 159-160.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: caminhos, descaminhos, desafios, perspectivas. In: MANTOAN, M. T. E. (Org.). O desafio das diferenças nas escolas. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 29-41.
MARCOLINO, M. A. R.; CASTRO FILHO, C. M. Biblioteca escolar e os usuários especiais: o profissional da informação frente ao desafio da inclusão. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 28, n. 2, p. 9-25, jul./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos.pdf. Acesso em: 28 ago. 2021.
MARTINS, L. M. B. A coleção da biblioteca escolar e acessibilidade: o processo de seleção de livros de literatura infantil e juvenil. Convergência em Ciência da Informação, Aracaju, v. 2 n. 3, n. 3, p. 29-68, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/140478. Acesso em: 12 maio 2021.
MAZZOTTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MORAES, M. B.; ALMEIDA, M. A. Mediação da informação, ciência da informação e teorias curriculares: a transdisciplinaridade na formação do profissional da informação. Informação & Informação, v. 18, n. 3, p. 175-198, 2013. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/32554. Acesso em: 19 jan. 2021.
PEREIRA, N.M.A; SILVA, J. L. C. Entre concepções e aplicações: a mediação da informação no âmbito da biblioteca universitária. In. FARIAS, G.B.; FARIAS, M. G.G. Competência e Mediação da Informação: percepções dialógicas entre ambientes abertos e científico. São Paulo: ABECIN, 2019, p.69-94.
SANTOS, M. P.; DINIZ, C. N.; FERNANDES, E. M. Acessibilidade informacional para usuários com transtorno de espectro autista na biblioteca. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, p. 1863-1882, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/4337. Acesso em: 15 set. 2020.
SILVA, A. J. M.; DUARTE, F. E. G.; SILVA, J. L. C. Mediação da informação em biblioteca escolar: um estudo realizado na biblioteca Madre Paula do Colégio Santa Teresa de Jesus. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, p. 788-802, 2017. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/3249>. Acesso em: 28 jan. 2021
TEIXEIRA, L. A.; BRITO, T. R.; DORNELES, J. V.; MARQUES, R. F. Políticas de inclusão de acessibilidade para a promoção da competência em informação: um olhar para a biblioteca central da UFMS. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 331-352, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/1409. Acesso em: 03 maio 2021.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.