Mediação na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA)

um estudo de acessibilidade

Autores/as

  • ANA CRISTINA DE ALMEIDA COSTA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.90653.69-84

Palabras clave:

Biblioteca escolar; Pessoas com deficiência; Acessibilidade informacional; Surdos; Cegos.

Resumen

As tecnologias nas últimas décadas impactaram todas as esferas da sociedade, mas com relação às pessoas com deficiência possibilitou da existência de recursos que garantam qualidade de vida com a acessibilidade arquitetônica, atitudinal, informacional. Nesta pesquisa o foco será na acessibilidade informacional. Nas bibliotecas escolares, apesar dos avanços tecnológicos a realidade de usuários com deficiência ainda é embrionária. O objetivo deste trabalho é discutir sobre os tipos de materiais acessíveis e recursos de Tecnologias Assistivas presentes na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA), Este é um estudo de caso, com abordagem quanti-qualitativa com análise de conteúdo. De acordo com os resultados da pesquisa, a biblioteca em questão conta com alguns materiais acessíveis para pessoas surdas e cegas, porém, ainda precisa avançar em materiais para públicos com outras deficiências como a cognitiva. No que se refere a Tecnologias Assistivas, há a presença de softwares leitores de tela, mas apresenta lacunas para outros recursos como Lupas. Uma das contribuições deste estudo é a divulgação do cenário de acessibilidade informacional em uma biblioteca escolar pública que utiliza tecnologias, na sua maioria de acesso aberto ampliando a visibilidade desses recursos e sua utilização em outras bibliotecas escolares.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA JUNIOR, O. F.; SANTOS NETO, J. A. Mediação da informação e a organização do conhecimento: interrelações. Informação & Informação, v. 19, n. 2, p. 98-116, 2014. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/33565 Acesso em: 05 out. 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL, 2015. Lei n. 13.146 de 6 de junho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.punf.uff.br/inclusao/images/leis/lei_13146.pdf

BUENO, J. G. S. Educação especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente. 2. ed., rev. São Paulo: EDUC, 2004. 187 p

CONFERÊNCIA MUNDIAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Declaração de Salamanca. 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 08 jan. 2021.

COSTA, A. C. de A.; CHALHUB, T. O uso das tecnologias assistivas na mediação da informação em biblioteca escolar: acessibilidade para alunos com deficiência visual. Biblioteca Escolar em Revista, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/184665 . Acesso em: 2 ago. 2021.

FERNANDES, N. L.; VIANNA, W. B. Percepção de deficientes visuais quanto à tecnologia assistiva e os softwares de síntese de voz para uso em bibliotecas. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 11, n. 2, p. 1- 18, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/31131. Acesso em: 24 nov. 2020

FERREIRA, R. R.; CHAGAS, K. R. O bibliotecário como mediador no processo de inclusão do surdo em bibliotecas universitárias. Revista Bibliomar, São Luiz, v. 15, n.2, p. 84-98, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/126460 Acesso em: 22 jan. 2022.

FURTADO, M. M. F. D. Bibliotecas acessíveis na construção de uma sociedade mais justa. Bibliocanto, Natal, v. 1 n. 1, n. 1, p. 16-30, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/120240. Acesso em: 28 abr. 2021.

IMBIRIBA, T. E. F.; DIAS, J. L.; LEITÃO, W. A. M. A caminhada continua. In: LEITÃO, W. M. et al. (Orgs.). Olhares sobre a inclusão: vivenciando e buscando a efetivação de uma educação para todos. Belém: UFPA, 2015. p. 159-160.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: caminhos, descaminhos, desafios, perspectivas. In: MANTOAN, M. T. E. (Org.). O desafio das diferenças nas escolas. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 29-41.

MARCOLINO, M. A. R.; CASTRO FILHO, C. M. Biblioteca escolar e os usuários especiais: o profissional da informação frente ao desafio da inclusão. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 28, n. 2, p. 9-25, jul./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos.pdf. Acesso em: 28 ago. 2021.

MARTINS, L. M. B. A coleção da biblioteca escolar e acessibilidade: o processo de seleção de livros de literatura infantil e juvenil. Convergência em Ciência da Informação, Aracaju, v. 2 n. 3, n. 3, p. 29-68, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/140478. Acesso em: 12 maio 2021.

MAZZOTTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MORAES, M. B.; ALMEIDA, M. A. Mediação da informação, ciência da informação e teorias curriculares: a transdisciplinaridade na formação do profissional da informação. Informação & Informação, v. 18, n. 3, p. 175-198, 2013. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/32554. Acesso em: 19 jan. 2021.

PEREIRA, N.M.A; SILVA, J. L. C. Entre concepções e aplicações: a mediação da informação no âmbito da biblioteca universitária. In. FARIAS, G.B.; FARIAS, M. G.G. Competência e Mediação da Informação: percepções dialógicas entre ambientes abertos e científico. São Paulo: ABECIN, 2019, p.69-94.

SANTOS, M. P.; DINIZ, C. N.; FERNANDES, E. M. Acessibilidade informacional para usuários com transtorno de espectro autista na biblioteca. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, p. 1863-1882, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/4337. Acesso em: 15 set. 2020.

SILVA, A. J. M.; DUARTE, F. E. G.; SILVA, J. L. C. Mediação da informação em biblioteca escolar: um estudo realizado na biblioteca Madre Paula do Colégio Santa Teresa de Jesus. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, p. 788-802, 2017. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/3249>. Acesso em: 28 jan. 2021

TEIXEIRA, L. A.; BRITO, T. R.; DORNELES, J. V.; MARQUES, R. F. Políticas de inclusão de acessibilidade para a promoção da competência em informação: um olhar para a biblioteca central da UFMS. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 331-352, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/1409. Acesso em: 03 maio 2021.

Publicado

2023-07-24

Cómo citar

DE ALMEIDA COSTA, ANA CRISTINA. Mediação na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA): um estudo de acessibilidade. Informação em Pauta, [S. l.], v. 8, n. esp, p. 69–84, 2023. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.90653.69-84. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/90653. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Mediação, Circulação e Apropriação da Informação - GT 3 ENANCIB