O fenômeno desinformação sob a perspectiva dos arquivistas brasileiros

o papel da competência em informação

Autores/as

  • Renata Lira Furtado Universidade Federal do Pará
  • Jenifer Galdino de Oliveira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v5i2.2020.60391.107-131

Palabras clave:

Arquivista. Desinformação. Competência em Informação.

Resumen

Considerando o cenário contemporâneo, de revolução tecnológica, onde as informações, bem como seus canais e formas de disseminação, configuram-se como solo fértil para propagação de desinformação, a presente pesquisa tem como objetivo compreender a percepção dos arquivistas sobre o fenômeno desinformação e o papel da Competência em informação nessa interação. Para tanto, recorreu-se à pesquisa bibliográfica para sistematização e melhor compreensão dos temas abordados, e para coleta de evidências aplicou-se um questionário. A partir da análise dos dados foi possível ponderar a percepção dos arquivistas a respeito do fenômeno desinformação, além de identificar os efeitos que esse fenômeno pode causar em sua atuação. Observou-se que os arquivistas entendem a desinformação tanto quanto reconhecem que sua atuação pode ser afetada por esse fenômeno, bem como compreendem a importância de se desenvolver novas habilidades para lidar com os impactos da desinformação em suas práticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Lira Furtado, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus Marília. Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e no curso de graduação em Arquivologia na Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Pesquisa "Arquivologia e Competência em Informação". Integrante do Grupo de Estudos Críticos sobre Ciência da Informação e Tecnologia. Atua principalmente nos temas: Competência em informação e fenômenos informacionais na Arquivologia, Gestão Documental, Gestão da Informação e do Conhecimento.

Jenifer Galdino de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Pará. Integrante do Grupo de pesquisa Arquivologia e Competência em Informação - GpArqCoInfo.

Citas

BELLUZZO, R. C. B.; FERES, G. G. Inteligência, criatividade e competência em informação: uma articulação necessária no contexto social contemporâneo. In: ALVES, F. M. M.; CORRÊA, E. C. D.; LUCAS, E. R. de O. (Orgs.) Competência em informação: políticas públicas, teoria e prática. Salvador: EDUFBA, 2016. p.125- 154.

BEZERRA, Arthur Coelho. Contribuição da Teoria Crítica aos estudos sobre regime de informação e competência crítica em informação. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, v. 19, 2018.

BRETON, Philippe. Manipulação da palavra (A). Edicoes Loyola, 1999.

BRISOLA, A.; BEZERRA, A. C. Desinformação e circulação de “fake news”: distinções, diagnóstico e reação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 10, 2018, Londrina. Anais[...] Londrina: UEL, 2018. Disponível em: <http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/view/1219>. Acesso em: 10 Out. 2019.
BRISOLA, A. C. Um embate contemporâneo: informação, desinformação e competência em informação. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA EM INFORMAÇÃO, 9, 2017, Salvador. Anais [...] Salvador: UFBA, 2017. Disponível em:<http://www.cinform2017.ufba.br/modulos/submissao/Upload366/89463.doc>. Acesso em: 02 Ago. 2019.

COMISSÃO EUROPEIA. Combater a desinformação em linha: uma estratégia europeia. Bruxelas: Comissão Europeia, 2018. Disponível em: <https://eurlex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/?uri=CELEX%3A52018DC0236>. Acesso em: 02 Out. 2019.

DUDZIAK, E. A. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. 187f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Consumições e Artes da Universidade de São Paulo/ Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Os faróis da sociedade de informação: uma análise crítica sobre a situação da competência em informação no Brasil. Informação & Sociedade, v. 18, n. 2, p. 41-53, maio/ago. 2008.

FURTADO, R. L. A competência em informação no cenário arquivístico: uma contribuição teórico-aplicada. 2019. 367f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências/Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2019.

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Editora Vozes Limitada, 2018.

HAN, Byung-Chul. Sociedade da Transparência. Editora Vozes Limitada, 2017.

LEITE, L. T.; MATOS, J. C. Zumbificação da informação: a desinformação e o caos informacional. In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. 10, 2017, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza, 2017. Disponível em: <https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1961/1962>. Acesso em: 01 nov. 2019.

MOURA, A. R. P. Desinformação e competência em informação: discussões e possibilidades na Arquivologia. 2018. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquivologia) – Faculdade de Arquivologia/ Universidade Federal do Pará. Belém, 2018.

MOURA, A. R. P.; FURTADO, R. L.; BELLUZZO, R. C. B. Desinformação e competência em informação: discussões e possibilidades na Arquivologia. Ciência da Informação em Revista, Alagoas, v. 6, n. 1, p. 37-57, 2019.

PASQUALINO, A. P. N. Desinformação e fake news: estudo da produção científica na Ciência da Informação. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina.

ZATTAR, Marianna. Competência em informação e desinformação: critérios de avaliação do conteúdo das fontes de informação| Information literacy and disinformation: criteria for evaluating the content of information sources. Liinc em Revista, v. 13, n. 2, 2017.

Publicado

2020-12-29

Cómo citar

FURTADO, Renata Lira; OLIVEIRA, Jenifer Galdino de. O fenômeno desinformação sob a perspectiva dos arquivistas brasileiros: o papel da competência em informação. Informação em Pauta, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 107–131, 2020. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v5i2.2020.60391.107-131. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/60391. Acesso em: 18 jul. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a