Gerenciador de referências Mendeley como interface para a produção de vídeo instrucional
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.78044.165-181Palabras clave:
gerenciador de referências, Mendeley, oficina remota, material instrucional, decupagem audiovisualResumen
O desenvolvimento deste artigo é resultado da realização de uma oficina remota sobre o gerenciador de referências Mendeley, como parte da programação do VI Seminário Internacional de Informação para a Saúde (SINFORGEDS 2021). Tem como objetivos: descrever as etapas da construção de um roteiro para a produção de um vídeo instrucional; apresentar a nova interface do gerenciador de referências Mendeley; e propor a descrição do conteúdo e a disponibilização do vídeo instrucional em catálogo online. A metodologia deu-se em três etapas: planejamento de uma oficina remota no Google Meet; estudo exploratório da nova interface do Mendeley; e decupagem audiovisual da gravação da oficina, disponibilizada em canal do YouTube. Como resultados, apresentam-se: as dimensões e diretrizes que norteiam o planejamento de uma oficina remota; uma síntese das funcionalidades do gerenciador de referências Mendeley; e a descrição do conteúdo da oficina gravada, com cada tópico categorizado no YouTube e com o vídeo disponível para pesquisa no catálogo online do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará. Conclui que o Mendeley é um importante aliado nas atividades acadêmicas de edição, compartilhamento, importação e exportação de citações e referências.
Descargas
Citas
BARBOSA, Joseane Alves. A aplicabilidade da tecnologia na pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Revista da FAESF, v. 4, n. especial, p. 48-52, jun. 2020. Disponível em: https://www.faesfpi.com.br/revista/index.php/faesf/article/view/116. Acesso em: 30 nov. 2021.
BIANCHETTI, Lucídio; THIENGO, Lara Carlette. O processo de Bolonha 1.0 e 2.0 e sua globalização: implicações para a universidade. Educação, v. 43, n. 3, p. 413-430, jul./set. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/31933. Acesso em: 30 nov. 2021.
CARNEIRO, Marcelo; TRENCH, Flávia Julyana Pina; WAIB, Luis Fernando; PEDRO, Fabio Lopes; MOTTA, Fabrizio. Influenza H1N1 2009: revisão da primeira pandemia do século XXI. Revista AMRIGS, v. 54, n. 2, p. 206-213, abr./jun. 2010. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-685611. Acesso em: 16 jun. 2021.
CASTANHO, Eli Gomes; BATISTA, Esteic Janaína Santos. Utilização do Google Docs na plataforma Moodle para o ensino-aprendizagem da (re)escrita: relato de uma experiência no ensino médio integrado. LínguaTec, v. 1, n. 1, p. 29-44, jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/597. Acesso em: 16 jun. 2021.
FERREIRA NETTO; Raimundo Gonçalves; CORRÊA, José Wilson do Nascimento. Epidemiologia do surto de doença por coronavírus (Covid-19). Revista Desafios, v. 7, n. especial, p. 18-25, 2020. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/8710. Acesso em: 10 dez. 2021.
GERENCIADOR de referências Mendeley: playlist de 2017 a 2020. Conteudistas: Juliana Soares Lima, Izabel Lima dos Santos e Francisco Edvander Pires Santos. Edição: Juliana Soares Lima. Fortaleza: Biblioteca de Ciências Humanas da UFC, 2017. 10 vídeos (171 min). Publicado pelo canal Plurissaberes. Disponível em: https://bit.ly/playlist-mendeley-2017-a-2020. Acesso em: 10 dez. 2021.
MENDELEY Support Center. [S. l.]: Elsevier, 2021. Disponível em: https://service.elsevier.com/app/home/supporthub/mendeley. Acesso em: 10 dez. 2021.
NÓBREGA, Paula Pinheiro da. A atuação do bibliotecário na educação a distância online: cenário e contexto de Fortaleza. Orientação: Andréa Soares Rocha da Silva. Coorientação: Priscila Barros David. 2018. 219 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38631. Acesso em: 16 jun. 2021.
OLIVEIRA, Cláudio de; MOURA, Samuel Pedrosa; SOUSA, Edinaldo Ribeiro de. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, v. 7, n. 1, p. 75-95, 2015. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/11019. Acesso em: 16 nov. 2021.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Folha Informativa sobre COVID-19. [S. l.], 12 jan. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em: 29 nov. 2021.
PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; SILVA JÚNIOR, Luiz Cláudio Ferreira da; CARDOSO, Otávio Augusto de Oliveira. Ações e estratégias educacionais em tempo de pandemia. Interfaces Científicas, v. 10, n. 1, p. 93-109, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8987. Acesso em: 19 jul. 2021.
PINHEIRO, Regina Cláudia. Conceitos e modelos de letramento digital: o que as escolas de Ensino Fundamental adotam? Revista Linguagem em (Dis)curso, v. 18, n. 3, p. 603-622, set./dez. 2018. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52713
. Acesso em: 30 nov. 2021.
SANTOS, Francisco Edvander Pires. Gestão de acervos audiovisuais em repositórios. Orientação: Maria Giovanna Guedes Farias. Coorientação: Luiz Tadeu Feitosa. 2018. 194 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39305. Acesso em: 18 nov. 2021.
SANTOS, Francisco Edvander Pires; SANTOS, Izabel Lima dos; LIMA, Juliana Soares. Treinamento a distância sobre o gerenciador de referências Mendeley. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 20., 2018, Salvador. Anais eletrônicos […]. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 917-932.
SCHMAEDECKE, Mariane Inês; CASTELA, Greice da Silva. Unidade didática do gênero discursivo: reportagem com uso da ferramenta digital Google Docs para desenvolver multiletramentos no ensino fundamental. Travessias, v. 12, n. 2, p. 217-239, 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8093163. Acesso em: 29 nov. 2021.
SILVA, Andréa Soares Rocha da; MENDES, Luan dos Santos; NÓBREGA, Paula Pinheiro da (org.). Produção de aulas remotas: tutoriais e guias didáticos. Fortaleza: Grupo Educação, Tecnologia e Saúde da Universidade Federal do Ceará, 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53421. Acesso em: 28 nov. 2021.
SILVA, Andreza Regina Lopes da; SPANHOL, Fernando José. Diretrizes para elaboração de material didático na educação a distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 20., 2014, Curitiba. Anais eletrônicos [...]. São Paulo: Associação Brasileira de Educação a Distância, 2014. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/168.pdf. Acesso em: 14 maio 2021.
SILVA, Davi Porfirio da; SANTOS, Igor Michel Ramos dos; MELO, Viviane dos Santos. Aspectos da infecção ocasionada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 2, p. 3763-3779, mar./abr. 2020. Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BJHR/article/view/9304. Acesso em: 16 nov. 2021.
[SINFORGEDS 2021] Gerenciando referências com o Mendeley. Ministrante: Francisco Edvander Pires Santos. Coordenadora de sala: Gabriela Belmont de Farias. Relatora: Andreza Pereira Batista. Coordenadora geral do evento: Virgínia Bentes Pinto. Fortaleza: Biblioteca de Ciências Humanas da UFC, 2021. 1 vídeo (137 min). Publicado pelo canal Plurissaberes. Disponível em: https://youtu.be/pOsd5KBwAv8. Acesso em: 11 ago. 2021.
YAMAKAWA, Eduardo Kazumi; KUBOTA, Flávio Issao; BEUREN, Fernanda Hansch; SCALVENZI, Lisiane; MIGUEL, Paulo Augusto Cauchik. Comparativo dos softwares de gerenciamento de referências bibliográficas: Mendeley, EndNote e Zotero. TransInformação, Campinas, v. 26, n. 2, p. 167-176, maio/ago. 2014. DOI: 10.1590/0103-37862014000200006.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.