Precisamos falar sobre os fenômenos informacionais contemporâneos no contexto arquivístico
um mapeamento da produção bibliográfica sobre pós-verdade, desinformação e fake news
DOI :
https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.71202.1-28Mots-clés :
Arquivologia, Fenômenos Informacionais, Pós-verdade, Desinformação, Fake News, Competência em InformaçãoRésumé
Diante da eclosão de distintos fenômenos informacionais que afetam negativamente a apropriação e disseminação da informação, desponta a necessidade de incluir tais discussões no contexto da Arquivologia, considerando distintos aspectos em torno da produção, manutenção, disseminação e acesso à informações e documentos arquivísticos e a construção e preservação do patrimônio documental. Outro aspecto que deve ser considerado é o reconhecimento da Competência em Informação como uma alternativa para minimizar os impactos de tais fenômenos. Assim, o presente artigo visa mapear a produção bibliográfica relacionada à tríade Arquivologia, Fenômenos informacionais e Competência em Informação, partindo do pressuposto de que existem poucas pesquisas que tenham como objeto a tríade aqui apresentada. Para alcançar o objetivo proposto desenvolveu-se uma Revisão Bibliográfica Sistemática cujos resultados indicaram a inexistência de pesquisas (considerando que não foram utilizados sinônimos para as palavras-chave) abordando os três elementos, e apenas dois resultados que relacionam a Arquivologia com os fenômenos informacionais Pós-Verdade e Fake News. Os resultados comprovam o pressuposto inicial indicando a baixa produção bibliográfica acerca da tríade investigada. Espera-se que este cenário seja brevemente alterado, especialmente no contexto brasileiro, que vem sofrendo diuturnamente os impactos de tais fenômenos que podem ser perpetuados, comprometendo a qualidade informacional do patrimônio documental nacional.
Téléchargements
Références
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. A pós-verdade como desafio central para a ciência da informação contemporânea. Em Questão, v. 27, n. 1, p. 13-29, 2021.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (ACRL) Framework for information literacy for higher education. American Library Association, Chicago, 2016. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/standards/ilframework Acesso em: 11 jun. 2020
BIOLCHINI, J.; MIAN, P. G.; NATALI, A. C. C.; TRAVASSOS, G. H. Systematic review in software engineering. Technical Report. Systems Engineering and Computer Science Department. COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/92788/course/section/27982/Biolchini2005_Systematic_Review_in_Software_Engineering.pdf Acesso em: 1 set. 2020.
BRADSHAW, Samantha et al. Country Case Studies Industrialized Disinformation: 2020 Global Inventory of Organized Social Media Manipulation. 2021. Disponível em:
https://demtech.oii.ox.ac.uk/wp-content/uploads/sites/127/2021/03/Case-Studies_FINAL.pdf Acesso em: 2 mai. 2021.
BRISOLA, Anna Cristina; BEZERRA, Arthur Coelho. Desinformação e circulação de “fake news”: distinções, diagnóstico e reação. In: Anais do XIX Encontro Nacional De Pesquisa em Ciência da Informação (XIX ENANCIB) LONDRINA, 2018.
BRUM, Eliane. Pesquisa revela que Bolsonaro executou uma “estratégia institucional de propagação do coronavírus”. El País Brasil, 2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2021-01-21/pesquisa-revela-que-bolsonaro-executou-uma-estrategia-institucional-de-propagacao-do-virus.html Acesso em: 2 maio 2021.
BORRULL, A.; GRÀCIA, J.; BADELL, J. Fake news, ¿Amenaza u oportunidad para los profesionales de la información y la documentación? El profesional de la información, v. 27, n. 6, p. 1346-1356, 2018.
CARILLO, E. C. Teaching Critical Reading in the Face of the Common Core State Standards, Fake News, and Google. Navigating This Perfect Storm, v. 19, n. 1, p. 135-159, 2019.
CHEN, X. Calling Out Fake News on Social Media: a comparison of literature in Librarianship and Journalism. Internet Reference Services Quarterly, p. 1-13, 2018.
CLOUGH, H.; CLOSIER, A. Walking the talk: Using digital media to develop distance learners’ digital citizenship at the Open University (UK). The Reference Librarian, p. 129-133, 2018.
COMISSÃO EUROPEIA. Combater a desinformação em linha: uma estratégia europeia. Bruxelas: Comissão Europeia, 2018. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legalcontent/PT/TXT/?uri=CELEX%3A52018DC0236 Acesso em: 02 nov. 2020.
COOPER, Trudi. Calling out ‘alternative facts’: curriculum to develop students’ capacity to engage critically with contradictory sources. Teaching in Higher Education, v. 24, n. 3, p. 444–459, 2019.
DODEBEI, Vera Doyle. Memória e patrimônio: perspectivas de acumulação/dissolução no ciberespaço. Revista Aurora, São Paulo, n. 10, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/4614/3473 Acesso em: 13 set. 2021.
EASTWOOD, Terry. Um domínio contestado, a natureza dos arquivos e a orientação da ciência arquivística. Correntes atuais do pensamento arquivístico. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2016. p. 19-45.
FURTADO, R. L. A competência em informação
no cenário arquivístico: uma contribuição
teórico-aplicada. 2019. 367 f. Tese (Doutorado
em Ciência da Informação) – Faculdade de
Filosofia e Ciências, Universidade Estadual
Paulista, São Paulo, 2019.
GONDAR, Jô. Quatro proposições sobre a memória social. In: GONDAR, Jô; DODEBEI, Vera. (org.). O que é memória social? Rio de Janeiro: Contra capa, 2005.
GONDAR, Jô; DODEBEI, Vera. (org.). O que é memória social? Rio de Janeiro: Contra capa, 2005.
IACOVINO, L. Os arquivos como arsenais de responsabilidade. In: EASTWOOD, Terry, MACNEIL, Heather. Correntes atuais do pensamento arquivístico. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. cap. 9, 261-302.
HAYDN, T. The impact of social media on History education: A view from England. Yesterday&Today, n. 17, p. 23-37, 2017.
HEDSTROM, M. Arquivos e memória coletiva. In: EASTWOOD, Terry, MACNEIL, Heather. Correntes atuais do pensamento arquivístico. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. cap. 8, p. 237-259.
HERRERO-DIZ, P. et al. The credibility of online news: an evaluation of the information by university students / La credibilidad de las noticias en Internet: una evaluación de la información por estudiantes universitarios. Cultura y Educación, v. 31, n. 2, p. 407–435, 2019.
GILLILAND, Anne J. Evidence and Exigency: Reconstructing and Reconciling Records for Life After Conflict.”. Emerging trends in archival science, p. 1-26, 2017.
KETELAAR, E. Archival temples, archival prisons: Modes of power and protection. Archival Science, p. 221-238, 2002.
KHAN, S. Negotiating (dis)Trust to Advance Democracy through Media and Information Literacy. Science and Education, p. 170–183, 2020.
LANDON-MURRAY, M. U S Intelligence Studies Programs and Educators in the Post Truth Era. The International Journal of Intelligence, Security, and Public Affairs, v. 19, n. 3, p. 197-2013, 2017.
LEVY, Y.; ELLIS, T. J. A systems approach to conduct an effective literature review in support of information systems research. Informing Science: International Journal of an Emerging Transdiscipline, v. 9, n. 1, p. 181-212, 2006.
LEWANDOWSKY, S.; ECKER, U. K. H.; COOK, J. Beyond Misinformation: Understanding and Coping with the “Post-Truth” Era. Journal of Applied Research in Memory and Cognition, p. 353-369, 2017.
LEWANDOWSKY, S.; COOK, J.; ECKER, U. K. H. Letting the Gorilla Emerge From the Mist Getting Past Post-Truth. Journal of Applied Research in Memory and Cognition, p. 418-424, 2017.
MARSH, E. J.; YANG, B. W. A Call To Think Broadly about Information Literacy. Journal of Applied Research in Memory and Cognition, p. 401–404, 2017.
MARTÍNEZ-CARDAMA, S.; ALGORA-CANCHO, L. Lucha contra la desinformación desde las bibliotecas universitarias. El profesional de la Información, v. 28, n. 4, p. 1-10, 2019.
MEJIA, R.; BECKERMANN, K.; SULLIVAN, C. White lies a racial history of the post truth. Communication and Critical/Cultural Studies, v. 15, n. 2, p. 109–126, 2018.
MONTENEGRO, M. Unsettling evidence: an anticolonial archival approach/ reproach to Federal Recognition. Archival Science, p. 117–140, 2019.
MOURA, A. R. P.; FURTADO, R. L.; BELLUZZO, R. C. B. Desinformação e competência em informação: discussões e possibilidades na
Arquivologia. Ciência da Informação em
Revista, Alagoas, v. 6, n. 1, p. 37-57, 2019.
MUSGROVE, A. T. et al. Real or fake Resources for teaching college students how to identify fake. College & Undergraduate Libraries, v. 25, n. 3, p. 243–260, 2018.
NEELY-SARDON, A.; TIGNOR, M. Focus on the facts A news and information literacy instructional Program. The Reference Librarian, v. 59, n. 3, p. 108-121, 2018.
NORREKLT, L.; JACK, L.; NORREKLT, H. Moving towards digital governance of university scholars instigating a post‑truth university culture. Journal of Management and Governance, p. 869–899, 2019.
PÉREZ-ESCODA, A.; GARCÍA-RUIZ, R.; AGUADED, I. A Dimensions of digital literacy based on five models of development / Dimensiones de la alfabetización digital a partir de cinco modelos de desarrollo. Cultura y Educación. v. 31, n. 2, p. 232–266, 2019.
PERRY, H. B. Understanding Financial Conflict of Interest: Implications for Information Literacy Instruction. Communications in information literacy, v. 12, p. 215-225, 2018.
LA PIERRE, S. P.; KITZIE. V. Lots of Questions about Fake News How Public Libraries Have Addressed Media Literacy 2016 - 2018. Public Library Quarterly. v. 38, n. 4, p. 428-452, 2019.
SEBASTIÁN, M. et al. Infomediación y posverdad: el papel de las bibliotecas. El profesional de la información, v. 27, n. 4, p. 891-898, 2018.
SOSULSKI, N. W.; TYCKONSON, D. A. Reference in the age of disinformation. Reference & User Services Quarterly. V. 57, p. 178-182, 2018.
STONEBRAKER, I.; JOHNSON, E. Fake News, Special Libraries and What It Means to Be American. Public Services Quarterly, p. 193-195, 2018.
TREDINNICK L, LAYBATS C. Reality filters: disinformation and fake news. Business Information Review, v. 36, n. 3, p. 92-94, 2019.
TSIPURSKY, Gleb; VOTTA, Fabio; ROOSE, Kathryn M. Fighting fake news and post-truth politics with behavioral science: The pro-truth pledge. Behavior and Social Issues, v. 27, n. 1, p. 47-70, 2018.
WOMACK, Hubert David. Fake news and alternative facts: information literacy in a post-truth era. Technical Services Quarterly, v. 36, n. 2, p. 231-232, 2019.
ZOOK, G. Spotting fake: Best practices for authenticating trustworthy sources. AALL Spectrum, p. 22-25, July/August, 2017.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.