Evidências históricas do tecnicismo em cartas sobre memórias das práticas pedagógicas na Escola Estadual Professor Anísio Teixeira (1974-1985)
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.44524Palavras-chave:
Educação Profissional; História da Educação; Memória da EP.Resumo
O presente escrito trata-se de um recorte da dissertação de mestrado, defendida em 2017, no cerne do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP-IFRN), tendo como objetivo (re) construir parte da história das práticas pedagógicas do tecnicismo evidenciadas em cartas de memória dos diretores e professores que atuaram na Escola Estadual Professor Anísio Teixeira (1974-1985). O uso da técnica de pesquisa por meio de cartas pessoais destinadas aos diretores e professores foram utilizadas como suporte para as representações sobre as categorias: o perfil dos alunos, o currículo, os conteúdos, a metodologia de ensino, a avaliação e as festas cívicas. As reflexões dos escriturários se deu com base na Lei Nº 5.692/71 e dos teóricos da Nova História Cultural com destaque para o pensamento de Chartier (1988) sobre as representações.
Palavras-chave: História da educação. Tecnicismo. Memórias das práticas pedagógicas.
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