Rememoriar para resistir:
Especificidade e interlocução de políticas curriculares de EJA e Educação Profissional
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.60236Palavras-chave:
Políticas públicas. Educação profissional. Currículo.Resumo
O presente artigo traz em memória uma experiência de política pública municipal de Educação Profissional integrada com a Educação de Jovens e Adultos na etapa do Ensino Fundamental. A pesquisa objetiva evidenciar o processo de construção da política pública local, observando suas especificidades curriculares e sua aproximação com a política nacional de formação integral de trabalhadores (as), no período de 2004 a 2016. A investigação é de caráter qualitativo, sistematizada num perfil de estudo de documentos. Para organização dessa metodologia tem-se um tratamento do perfil da política municipal e há uma análise dessa experiência em atenção ao Decreto 5154/04 e ao Documento do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Assim, a sistematização partiu dos documentos específicos do município em estudo e dos documentos das políticas nacionais citadas. A reflexão está fundamentada na análise das categorias formação integral e trabalho como princípio educativo. O referencial teórico filia-se a concepção de educação critico-humanística. A conclusão evidenciou que a política municipal teve proximidades com a política nacional, pois apresentava um compromisso de educação de trabalhadores (as) em perspectiva emancipatória, sustentada nos princípios fundantes da formação integral, além disso, elucidou caminhos próprios, retratando especificidades curriculares que mostraram ser significativas para uma proposta de Educação Profissional de base crítica.
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