A A ofensiva do SEBRAE sobre o Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.62709Palavras-chave:
Empreendedorismo. Educação. Ensino Médio.Resumo
Esse artigo tem por objetivo analisar a atuação do SEBRAE e sua influência sobre as instituições educacionais na conjuntura em que esta organização se torna o principal difusor da “educação empreendedora” em todo o território nacional no âmbito do Ensino Médio. Em meio a pandemia do COVID-19 em 2020, o SEBRAE lançou um documento intitulado “Empreendedorismo no currículo escolar do ensino médio”, com vista a se colocar a “disposição” como “parceiro” de instituições públicas e privadas no desenvolvimento do empreendedorismo. A estratégia de pesquisa utilizada foi a análise de conteúdo, por meio do qual foi possível compreender criticamente as formulações presentes no documento produzido pelo SEBRAE. O processo de análise não foi produzido de maneira estática e sequencial, há um movimento constante entre os documentos, as hipóteses e objetivos, para se chegar à sua formulação final. Buscamos ir além do conteúdo apresentado no documento, ir além da aparência, pois, interessa o conteúdo latente, a essência, o sentido e mediações que se encontram por trás da aparência imediata. Concluímos, então, que o documento analisado tem uma intencionalidade explicita de colocar o SEBRAE com o principal “parceiro” para desenvolver o empreendedorismo no ensino médio das instituições educacionais do país, por meio do projeto de “educação empreendedora”, difundindo entre gestores, professores e estudantes uma determinada forma de ser, agir e pensar na sociedade.
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