COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: A PERCEPÇÃO DOS GESTORES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

  • Andrea Kaliany da Costa Lima
  • Lydia Maria Pinto Brito

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i15.6506

Resumo

A exigência de competências nas organizações começa a ficar evidente. A cobrança por resultados não é diferente nas Instituições de Ensino Superior (IES). Sob à luz de marcos teóricos (LE BOTERF, 2003; RUAS, 2005) este trabalho é resultado de uma investigação com gestores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Propôs-se analisar a percepção deles sobre as competências ideais necessárias ao exercício da gestão. A pesquisa é de natureza quantitativo-qualitativa, realizada por meio da aplicação de questionários, com questões abertas e fechadas. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva e estudo de campo, tendo como participantes 40 gestores da IES, em diferentes cargos. Os resultados revelaram que esses gestores sinalizam comprometimento com a função que exercem e com a IES, defendem a importância do planejamento e do agir com ética nas ações que desenvolvem. A Instituição parece necessitar de um processo de sensibilização a fim de sistematizar programas e acompanhamentos que contribuam para o desenvolvimento das competências gerenciais em seus gestores como forma de melhor subsidiá-los nas tomadas de decisões. Portanto, os objetivos propostos foram atingidos, uma vez que se buscou analisar esta percepção. Este estudo oferece abertura para novas pesquisas a outros atores do processo.

Biografia do Autor

Andrea Kaliany da Costa Lima

Doutoranda em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – (PUCPR), Mestre em administração pela Universidade Potiguar (UNP) e Professora do Curso de Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Lydia Maria Pinto Brito

Mestre em Sociologia e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Mestrado em Administração da Universidade Potiguar (UNP).

Downloads

Publicado

2017-03-16

Como Citar

LIMA, Andrea Kaliany da Costa; BRITO, Lydia Maria Pinto. COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: A PERCEPÇÃO DOS GESTORES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 15, p. 7–35, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i15.6506. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/6506. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)