OS CONSELHOS ESCOLARES NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO SOBRE A PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR

Autores

  • Lydia Maria Pinto Brito
  • Regina Lúcia Maciel de Sousa
  • Fernanda Fernandes Gurgel

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i12.6578

Resumo

O estudo objetivou analisar a percepção da participação dos Conselhos Escolares na gestão de escolas do Ensino Fundamental Municipal de Natal. Tratou-se de um estudo de caso, com abordagem quantitativa. Utilizou-se um questionário adaptado de Holanda e Brito (2009), com questões fechadas. A amostra foi definida pelo critério de tipicidade, ou intencional. Foram coletadas 1.170 informações de 90 membros dos Conselhos Escolares representantes dos segmentos Diretores, Professores, Técnicos, Pais e Mães. A teoria de suporte do estudo é a Teoria da Participação. Os autores que sustentam a base teórica são, principalmente, Ammann (1977) e Bordenave (2008). O cotejamento da participação permitiu as seguintes considerações: a percepção de participação na gestão, nos graus mais elevados, acontece, principalmente, na avaliação dos Gestores, Professores e Técnicos. Pais/Mães e Alunos se percebem em graus menos elevados, evidenciando uma diferença relevante ao se comparar a percepção de participação entre os segmentos administrativos e comunidade, o que sugere a necessidade de estratégias que possibilitem a participação de todos no que se refere ao planejamento, execução e usufruto dos bens produzidos pela escola, rumo à consolidação de uma gestão efetivamente participativa, em que os Conselhos Escolares representam parte desse processo.

Biografia do Autor

Lydia Maria Pinto Brito

Lydia Maria Pinto Brito - Doutora – Professora do Mestrado em Administração - Universidade Potiguar – UnP- (Orientadora)

Regina Lúcia Maciel de Sousa

Regina Lúcia Maciel de Sousa - Mestre – Professora de Graduação e Pós-Graduação presencial, EaD e Graduação Executiva – Escola de Educação - Universidade Potiguar – (Autora)

Fernanda Fernandes Gurgel

Fernanda Fernandes Gurgel - Doutora – Professora do Mestrado em Administração - Universidade Potiguar – UnP- (Co-Orientadora)

Downloads

Publicado

2017-03-16

Como Citar

BRITO, Lydia Maria Pinto; SOUSA, Regina Lúcia Maciel de; GURGEL, Fernanda Fernandes. OS CONSELHOS ESCOLARES NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO SOBRE A PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 118–130, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i12.6578. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/6578. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos