SABERES CONSTRUÍDOS PELOS PROFESSORES NAS PRÁTICAS DOCENTES DA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS (EPJA)

Autores

  • Adenilson Souza Cunha Junior

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i16.6509

Resumo

Esse trabalho, parte compositiva da dissertação de mestrado em educação defendida na Universidade Federal de Sergipe (UFS), apresenta e discute parte dos resultados da pesquisa que investigou quais são os saberes construídos pelos professores nas práticas docentes da educação de pessoas jovens e adultas (EPJA). Para compreender sobre a experiência de ser professor na prática da sala de aula da EPJA, categoria em análise, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando como instrumento para a coleta de dados entrevistas semiestruturadas, aplicadas com professores da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista (BA), campo empírico do estudo. Vislumbramos que esses saberes se constituem em um repertório acumulado de conhecimentos do qual o professor lança mão a todo instante e em diversas situações para desenvolver o seu ofício docente.

Biografia do Autor

Adenilson Souza Cunha Junior

Doutorando em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação (UFMG/FAE). Mestre em Educação, Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Itapetinga, Bahia.

Downloads

Publicado

2017-03-15

Como Citar

CUNHA JUNIOR, Adenilson Souza. SABERES CONSTRUÍDOS PELOS PROFESSORES NAS PRÁTICAS DOCENTES DA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS (EPJA). Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 16, p. 66–79, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i16.6509. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/6509. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos