ESTUDO, ESTUDAR, SER ESTUDANTE NO ENSINO SUPERIOR – CONDIÇÕES GERAIS IMANENTES E CONTEXTO SOCIOECONÔMICO CULTURAL DAS CLASSES POPULARES
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i16.6515Resumo
Este artigo é resultado de um estudo com alunos das classes populares egressos ao ensino público superior, do campus de Picos, da Universidade Federal do Piauí, dos cursos de licenciatura em História, Pedagogia e Matemática, criados através do REUNE, que comprova que esses estudantes não sabem o significado do que é o estudo, o estudar e o ser estudante. Uma reflexão (re)contextualizada e (re)significativa é realizada de uma perspectiva ontológica/teleológica – contribuição teórica desse trabalho – a fim de potencializar a criação subjetiva para uma mudança atitudinal objetiva, apontando e sugerindo uma reestruturação curricular e a diretriz de um método de estudo reapropriado e recontextualizado mediante as condições e circunstâncias da classe social a que os estudantes pertencem e segundo as necessidades imanentes as atividades do estudo, estudar e ser estudanteDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).