A EQUIDADE DE GÊNERO NOS SERVIÇOS EM UM SETOR DE SUPERMERCADO DE ARACAJU

  • Maria Helena Santana Cruz
  • Flávio G. Bento da Silva Araújo

Resumo

A pesquisa analisa a expressão da divisão sexual do trabalho em um hipermercado Super Varejo em Aracaju (SE), destacando as especificidades introduzidas com as inovações tecnológicas e organizacionais, particularmente no setor de operadoras(es) de caixa, com o objetivo de desvelar dimensões do processo de trabalho e a construção das diferenças. Foi utilizada a abordagem qualitativa por meio do estudo de caso organizacional, a fim de apreender a dinâmica vivida no âmbito produtivo e reprodutivo. O campo empírico da pesquisa foi o hipermercado Super Varejo, especificamente no setor de frente de loja, composto pelas operadoras de caixa, embaladores, líderes de atendimento e gerentes. Os resultados informam que as imagens de gênero estruturam o processo de gestão/organização do trabalho, as políticas de seleção, treinamento, qualificação, a segmentação dos postos e a divisão sexual dos papéis. Os/as operadoras(es) mobilizam as qualificações ‘tácitas’ e ‘sociais’ circunscritas aos limites entre as lógicas da produtividade e de atendimento ao cliente. A construção das trajetórias profissionais é estruturada por estereótipos de papéis masculinos e femininos e refletem expectativas culturalmente estabelecidas. Emerge a necessidade de políticas de equidade de gênero com o objetivo de contribuir para a eliminação de todas as formas de discriminação contra mulheres no ambiente de trabalho.

Biografia do Autor

Maria Helena Santana Cruz
Maria Helena Santana Cruz. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia; Pós-doutora em Sociologia da Educação; Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Sociologia da Universidade Federal de Sergipe; Grupo de pesquisa (CNPq): "Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero" (UFS).
Flávio G. Bento da Silva Araújo
Flávio G. Bento da Silva Araújo - Bacharel em Ciências Sociais, Especialista em Educação e Mestre em Sociologia pela UFS.
Publicado
2017-03-16
Seção
Artigos