TRABALHO E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: O CANTEIRO ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i9.6610Abstract
Este artigo faz uma reflexão sobre o binômio trabalho e educação a partir da reestruturação produtiva e dos programas educacionais, através de pesquisa realizada em uma construtora situada na cidade de Cuiabá, em 2010. A reestruturação produtiva no setor se inicia em 1983, quando as construtoras foram compelidas a promover alterações na organização do processo de trabalho. É dentro deste cenário que se inserem tanto a terceirização como a alfabetização. Procuramos compreender as mudanças e as implicações nas condições de trabalho, na organização e no conteúdo do trabalho decorrentes da adoção da terceirização. Analisamos também os projetos de alfabetização mantidos nos canteiros de obras, confrontando a visão expressa pelo setor administrativo da construtora e aquela expressa pelos trabalhadores acerca do significado, da importância e do papel atribuídos à educação.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).