The school flows in the technical trofessional secondary level education at tecnhical school and their relations with teaching, learning and assessment processes

Authors

  • Caroline Lourenço de Almeida Ribeiro Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa - ETE FMC
  • Rosangela Fritsch Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.71841

Keywords:

Teaching. Learning. School flows. High school.

Abstract

In this article, the effects of teaching, learning and assessment processes on the school flows of high school concomitant students are analyzed at Francisco Moreira da Costa Electronics Technical School (ETE FMC).  The research shows social relevance as it offers a diagnosis that makes it possible to promote improvements in the pedagogical project. It has as academic relevance, the purpose of filling a gap in academic production by investigating intervening factors in school flows linked to pedagogical practices, which has a low incidence of studies on this focus. Methodologically, It was used a qualitative, exploratory and case study. Semi-structured interviews were carried out with 1st year high school concomitant students who had failed or were transferred in 2018. Among the results, we verified a higher incidence of school failure in concomitant students in the 1st year of high school and of students who received a scholarship (CEBAS) in relation to the other ones. Relating to the intervening factors that are reflected in school flows, we highlight teaching, learning and assessment processes based on socioeconomic, cultural and family weaknesses and instructional paradigm. We concluded that the analyzed processes have positive and negative consequences on the school flows. Different pedagogical paradigms coexist at school; however, the instruction paradigm deserves questioning. As limits of this study, we registered the need to involve more elements of the educational process, such as teachers.

Author Biographies

Caroline Lourenço de Almeida Ribeiro, Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa - ETE FMC

Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2009). Pós-graduada em Formação de Docentes e Orientadores Acadêmicos em EaD (2011), em Inspeção Escolar (2012), em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2013), em Filosofia (2014) e em Educação Jesuítica: Aprendizagem Integral, Sujeito e Contemporaneidade (2020). Mestra em Mestrado Profissional em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS (2020), atualmente é pesquisadora colaboradora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no grupo de pesquisa Políticas Públiucas e Gestão Educacional Escolar, professora e coordenadora do Ensino Médio da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC). Tem experiência na área de Filosofia, orientação e gestão educacional.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1411-970X

Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Graduação (1982) e Mestrado em Serviço Social (1995) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Doutorado em Educação (2006) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Pós-doutorado pela Universidade do Porto. Atualmente é professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico), na Graduação e Especializações da Unisinos. Pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Gestão Educacional e Escolar. Tem experiência em Gestão Universitária com atuação na coordenação de cursos de Graduação e Pós-graduação Lato Senso e áreas administrativas (Coordenadora do Setor Serviços Sociais e Benefícios e Gerencia de Atenção ao Aluno). Tem experiência acadêmica e produção nas áreas de Educação, Administração e Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Formação Profissional, Gestão de Pessoas, Trajetórias Profissionais, Políticas Educacionais, Políticas de Currículo, Gestão Educacional e Escolar, Avaliação Educacional e Indicadores de Qualidade. Participa como pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) da Universidade do Porto, Portugal, Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES) - UFMG e História, Política e Gestão da Escola Básica - UNISINOS, Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ensino Médio e Juventudes Contemporâneas (GEPCEM/Unisinos), Trabalho Educação e Conhecimento - UFRGS. Atualmente é Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de Prevenção da Evasão Escolar na Educação Básica, Profissional e Superior (ABAPEVE) e membro do Comitê Científico da Casa Leiria e da Revista Angolana de Ciências.

References

ARROYO, M. G. Fracasso-sucesso: o peso da cultura escolar e do ordenamento da educação brasileira. Em Aberto, Brasília, v. 11, n. 53, p. 46-53, jan./mar. 1992.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo / Laurence Bardin, tradução Luis Antero T.Reto, Augusto Pinheiro, São Paulo: Edições 70, 2016.
BOURDIEU, P. Escritos de educação. NOGUEIRA, M.A.; CATANI, A. (Org.). Petrópolis, RJ; Vozes, 1998 (Ciências sociais da educação).
BRASIL. Lei nº 12.101 DE 27 DE NOVEMBRO DE 2009. Dispõe sobre a certificação das entidades beneficentes de assistência social. Diário Oficial da União, Brasília, Brasília. 27 nov. 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12101.htm#:~:text=Disp%C3%B5e%20sobre%20a%20certifica%C3%A7%C3%A3o%20das,1996%2C%209.732%2C%20de%2011%20de>. Acesso em: 10 de fev. de 2020.
COLL, César. Piaget, o construtivismo e a educação escolar: onde está o fio condutor? In: TEBEROSKY, Ana; TOCHINSKY, Liliana. SUBSTRATUM. Tradução. Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artes Médicas, v. 1, n.1, p.145-164, 1997.
DOURADO, Luiz. A qualidade da educação: conceitos e definições / Luiz Fernando Dourado (Coordenador), João Ferreira de Oliveira, Catarina de Almeida Santos. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007. 65 p. (Série Documental) Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485287/A+qualidade+da+educa%C3%A7%C3%A3o+conceitos+e+defini%C3%A7%C3%B5es/8926ad76-ce32-4328-8a26-5139ccedddb4?version=1.3>. Acesso em: 10 de maio de 2019.
FARIA, Debora S. A. MOURA, Dante Henrique. Desistência e Permanência de estudantes de Ensino Médio do PROEJA. 2015 Disponível em: <https://doi.org/10.15628/holos.2015.3195>. Acesso em: 19 de mar. de 2019.
FERRAZ, Maria do Carmo Gomes. Exclusão na escola no contexto das políticas afirmativas: reprovação e evasão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - campus de Barreiras sob o olhar dos atores envolvidos no processo / Maria do Carmo Gomes Ferraz. - 2015. 215 f.: il. Disponível em: <http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18168>. Acesso em: 15 de mar. de 2019.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Rio de Janeiro: Vozes, 2009b.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro. Paz e Terra; 2009
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2005
Indicadores de fluxos escolares apontam queda na evasão para ensino fundamental e médio. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira - INEP, 2019. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/indicadores-de-fluxo-escolar-apontam-queda-na-evasao-para-ensino-fundamental-e-medio/21206>. Acesso em: 20 de ago de 2020.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira - INEP, 2021. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb>. Acesso em: 01 de jun de 2021.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Censo escolar. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <www.inep.gov.br>. Acesso em: 10 de fev. de 2020.
GADOTTI, Moacir. Qualidade na educação: uma nova abordagem. Anais do Fórum Estadual Extraordinário da Undime, São Paulo, SP, Brasil. 2013
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GODOY, Arilda Schmidt. Estudo de caso qualitativo. In: SILVA, Anielson B., GODOI, C. K., MELLO, R. (Orgs.) Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigma, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.
MEIRA, Cristiane Araújo,1981 - A evasão escolar no ensino técnico profissionalizante: um estudo de caso no campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo / Cristiane Araujo Meira. – 2015. 118 f.: il. Disponível em: <http://repositorio.ufes.br/handle/10/1562>. Acesso em: 03 de mar. de 2019.
MORAIS, Cristiano Nívio de. Reflexões sobre o fluxo escolar no ensino médio: o caso da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P. 164. 2017. Disponível em <http://www.mestrado.caedufjf.net/reflexoes-sobre-o-fluxo-escolar-no-ensino-medio-o-caso-da-escola-estadual-presidente-tancredo-neves>. Acesso em: 24 de fev. de 2019.
PACHECO, Eliezer. Uma nova dimensão da aprendizagem. Brasília: Inep, 2004.
PADILHA, Anna Maria Lunardi (2001). Possibilidades de histórias ao contrário, ou, como desencaminhar o aluno da classe especial. 2ª ed. São Paulo:Plexus Editora.
PADILHA, Paulo Roberto e SILVA, Roberto da, orgs,m 2004. Educação com qualidade social: a experiência dos CEUs de São Paulo: São Paulo, Cortez/ IPF.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre; Artmed, 1999.
PONTILI, Rosangela Maria. Determinantes do abandono e atraso escolar de adolescentes no ensino médio: uma análise para a região Sul do Brasil / Rosangela Maria Pontili. – Toledo, PR: {s.n}, 2015. 191 f.: il. Disponível em: <http://tede.unioeste.br/handle/tede/2204>. Acesso em: 14 de mar. de 2019.
PONTILHO, Gabriela. Entenda as taxas de transição escolar e de rendimento dos alunos. Revista Nova Escola, 2012. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2849/entenda-as-taxas-de-transicao-escolar-e-de-rendimento-dos-alunos>. Acesso em: 10 de fev. de 2020.
RJE, Rede Jesuíta de Educação. Projeto Educativo Comum – PEC. Rede Jesuíta de Educação. Rio de Janeiro: Ed. Edições Loyola, 2016.
SPOZATTI, Aldaíza. Exclusão Social e Fracasso Escolar. Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 71, p. 21-32, jan. 2000.
STRAUSS, Anselm. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada / Anselm Strauss, Juliet Corbin;
Taxas de rendimento. QEdu Academia, 2021. Disponível em: <https://academia.qedu.org.br/censo-escolar/taxa-de-rendimento/>. Acesso em: 10 de jul. de 2021.
TRINDADE, Rui; COSME, Ariana. Escola, educação e aprendizagem: Desafios e respostas pedagógicas. Rio de Janeiro: WAK editora, 2010.
YOKOTA, Meire Satiko Fukusawa. Evasão no ensino técnico e técnico integrado ao ensino médio: um estudo de caso nos cursos técnicos em eletrônica, informática e mecatrônica da ETC Jorge Street do centro Paula Souza. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P. 95. 2015. Disponível em: <http://www.mestrado.caedufjf.net/evasao-no-ensino-tecnico-e-tecnico-integrado-ao-ensino-medio-um-estudo-de-caso-nos-cursos-tecnicos-em-eletronica-informatica-e-mecatronica-da-etec-jorge-street-do-centro-paula-souza/>. Acesso em: 01 de mar. de 2019.

Published

2021-11-05

How to Cite

RIBEIRO, Caroline Lourenço de Almeida; FRITSCH, Rosangela. The school flows in the technical trofessional secondary level education at tecnhical school and their relations with teaching, learning and assessment processes. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 281–302, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i26.71841. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/71841. Acesso em: 25 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 

You may also start an advanced similarity search for this article.