Abandono escolar no contexto da pandemia:

desejos, angústias e anseios na fala dos estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Olindo Flores da Silva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i26.72016

Palavras-chave:

Abandono escolar. Ensino Médio. Pandemia. Ensino remoto.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender o comportamento dos estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Olindo Flores da Silva, localizada no município de São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, durante a pandemia do novo coronavírus, no ano de 2020, quando da suspensão das aulas presenciais e adoção do ensino remoto. Para tanto, os dados foram produzidos por meio de um questionário online disponibilizado aos estudantes da escola na plataforma Google Classroom e nos grupos de mensagens instantâneas do aplicativo Whatsapp. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, cujas respostas dos estudantes serão ponderadas por meio da análise textual discursiva. Os efeitos da pandemia foram sentidos por todos os setores da sociedade brasileira e a rotina das escolas foi substancialmente afetada. Neste contexto emergencial de implantação do ensino remoto, vislumbra-se um cenário complexo, cujos atores menos favorecidos acabam sendo excluídos do processo. A pandemia é mais uma das forças contrárias que, somadas a outros fatores externos e internos à escola, podem potencializar o abandono escolar, especialmente no Ensino Médio.

Biografia do Autor

Sílvio Nei da Silva Machado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, na linha de pesquisa: História, Educação e Políticas (PROEX/Capes). Graduado em Letras Português e Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011) e especialização em Gestão e Docência na EaD pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2015).

Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutorado em Educação (2006) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Pós-doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Atualmente é professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Graduação e Especializações da Unisinos. Pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Gestão Educacional e Escolar (PPGEe).

Darciel Pasinato, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Pós-doutorado em Educação (2019) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Doutorado em Educação (2018) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestrado em Educação (2013), Especialização em Supervisão Educacional (2013), Especialização em Orientação Educacional (2011), Graduação em História (2008) pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Graduando em Pedagogia (2021) pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Referências

ALVES, Elaine Jesus; FARIA, Denilda Caetano de. Educação em Tempos de Pandemia: lições aprendidas e compartilhadas. Revista Observatório, Palmas, V. 6 nº 2, p. 1-18, abr-jun. 2020. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9475. Acesso em: 22 jun. 2021

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2009.

CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis/RJ: Vozes, 1998.

COSTIN, C. Educar para um futuro mais sustentável e inclusivo. Estudos avançados, n. 100, p. 43-52, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ea/v34n100/1806-9592-ea-34-100-43.pdf. Acesso em: 06 jun. 2021.

DAYRELL, Juarez Tarcísio; JESUS, Rodrigo Ednilson de. Juventude, ensino médio e os processos de exclusão escolar. Educação e Sociedade, Campinas/SP, v. 37 n. 135, abr./jun. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v37n135/1678-4626-es-37-135-00407.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.

DUBET, François. Democratização escolar e justiça da escola. Educação UFSM, v. 33, n. 3, p. 381-394, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1614/909. Acesso em: 06 jun. 2021.

DUBET, François. Mutações cruzadas: a cidadania e a escola. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 47, p. 289-304, mai./ago. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n47/v16n47a02.pdf. Acesso em: 29 dez. 2020.

DUBET, François. O que é uma escola justa? Cadernos de Pesquisa, v .34, n. 123, p. 539-555, set./dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v34n123/a02v34123.pdf. Acesso em: 27 dez. 2020.

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.

FRITSCH, Rosangela; VITELLI, Ricardo Ferreira; TAVARES, Ana Carina(Orgs.). Políticas Educacionais e Gestão Escolar no Contexto de Escolas Públicas. São Leopoldo: Oikos, 2019.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Indicadores Educacionais. Brasília/DF: INEP, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais. Acesso em: 22 jan. 2021.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019

MARTINS, Vivian; ALMEIDA, Joelma. Educação em Tempos de Pandemia no Brasil: saberfazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva. ReDoC. Rio de Janeiro, V. 4 nº 2, maio/agosto. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/51026/34672. Acesso em: 22 jun. 2021

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v12n1/08.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.


MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/SJKF5m97DHykhL5pM5tXzdj/?lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2021.

OLIVEIRA, Andréa Silva de; THUMS, Angela; ALVES, Katiusse Içara. Evasão e abandono escolar: do princípio da fuga ao caminho para a permanência. In: FRITSCH, Rosângela (org.). Ensino Médio: caminhos e descaminhos da evasão escolar. São Leopoldo: Oikos, 2015, p.45-64.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; PEREIRA JUNIOR, Edmilson Antônio. Trabalho docente em tempos de pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira. Revista Retratos da Escola, Brasília, V. 14 nº 30, p. 719-735. set/dez. 2020. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1212/pdf. Acesso em: 22 jun. 2021.

SAVIANI, Demerval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade - ANDES-SN, ano XXXI, n. 67, jan. 2021, p. 36-49. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/midias/0e74d85d3ea4a065b283db72641d4ada_1609774477.pdf. Acesso em: 12 mar. 2021.

SILVA, Mônica Ribeiro da; PELISSARI, Lucas Barbosa; STEIMBACH, Allan Andrei. Juventude, escola e trabalho: permanência e abandono na educação profissional técnica de nível médio. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 403-417, abr./jun. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v39n2/aop899.pdf. Acesso em: 23 nov. 2020.

VITELLI, Ricardo Ferreira; FRITSCH, Rosângela. Defasagem idade-série em escolas estaduais de Ensino Médio do RS. In Fritsch, Rosângela (org.). Ensino Médio: caminhos e descaminhos da evasão escolar. São Leopoldo: Oikos, 2015, p. 65-87.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre. Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

MACHADO, Sílvio Nei da Silva; FRITSCH, Rosangela; PASINATO, Darciel. Abandono escolar no contexto da pandemia: : desejos, angústias e anseios na fala dos estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Olindo Flores da Silva. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 26, p. 220–241, 2021. DOI: 10.29148/labor.v2i26.72016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/72016. Acesso em: 14 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.