TRABALHO E EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NO AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i16.6510Resumen
O artigo objetiva discutir a problemática inerente à relação trabalho e educação e suas implicações para a construção da cidadania. Trata-se de uma análise crítico-reflexiva sobre as transformações no mundo do trabalho e da educação decorrentes, sobretudo, de políticas públicas e do avanço técnico-científico em sintonia a uma retórica de valorização do profissional da educação com programas de qualificação e desenvolvimento sustentável no Amazonas sendo que, ao mesmo tempo e, contraditoriamente, aguçam-se formas de proletarização no mundo do trabalho e da educação pública, como tem mostrado diversos estudos sobre o assunto, dentre os quais se destacam autores como: Antunes (2011), Gatti; Barreto (2009), Gentili (2001), Oliveira (2007), Saviani (2007; 2013) entre outros. Os resultados apontam a necessidade do debate sobre as políticas públicas voltadas para a valorização do profissional da educação, na perspectiva de que se consolidem, de fato e de direito, a construção da cidadania não só no Amazonas, mas em toda a região amazônica e, consequentemente, amplie o desenvolvimento cultural, econômico e social a patamares mais elevados.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).