MERITOCRACIA NA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO: CONTRADIÇÕES NA FORMAÇÃO DE TRABALHADORES

Autores/as

  • Érika de Araujo Martins
  • Jerciano Pinheiro Feijo
  • Adriana Alves da Silva

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i13.6589

Resumen

O presente estudo debate a meritocracia como elemento ideológico norteador da formação dos trabalhadores. Analisa também, a relação da educação como mundo do trabalho. Adota como técnica o estudo bibliográfico. Tem como referencial Frigotto (1986), Rossi (1977), Arapiraca (1979) entre outros. É resultado parcial do Projeto de Pesquisa: o Lugar da Educação Profissional nos Institutos Federais de Educação. O texto percorre os caminhos da educação profissional no Brasil apresentando uma visão panorâmica, olhando os primórdios quando havia a perspectiva de combate a criminalidade e a ociosidade, passando pela década de 1940 quando se introduz uma formação para a indústria e a década de 1970, período dos acordos do Brasil com a USAID, desvelando o desejo de produzir mão de obra necessária ao que exigia o mercado, vendendo ao trabalhador a Teoria do Capital Humano, engodo que o faz crer que quanto mais qualificado melhor será seu trabalho e seus ganhos, sem levar em consideração que esta melhoria é somente para poucos privilegiados e não para o conjunto da classe trabalhadora.

Biografía del autor/a

Érika de Araujo Martins

Estudante de Graduação do Curso de Bacharelado em Serviço Social do IFCE, membro do Grupo de Estudo Em Educação Profissional do IFCE, Bolsista do PIBIC/IFCE.

Jerciano Pinheiro Feijo

Professor do Instituto Federal de Educação – IFCE Campus Caucaia, Graduado em História pela Universidade Regional do Cariri – URCA e Mestrando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

Adriana Alves da Silva

Professora do Instituto Federal de Educação – IFCE Campus Iguatu, Graduada em Serviço Social e Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

Publicado

2017-03-16

Cómo citar

MARTINS, Érika de Araujo; FEIJO, Jerciano Pinheiro; SILVA, Adriana Alves da. MERITOCRACIA NA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO: CONTRADIÇÕES NA FORMAÇÃO DE TRABALHADORES. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 13, p. 83–97, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i13.6589. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/6589. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2