FAMÍLIA E ESCOLA: UM NOVO (RE) PENSAR E (RE) AGIR PEDAGÓGICO

Autores/as

  • Isaias Batista de Oliveira Junior
  • Eliane Rose Maio

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i10.6685

Resumen

Este artigo tem como propósito demonstrar a involução da escola ao adotar um modelo único de família, do qual se distancia a grande maioria. A escola ao conceber o papel de desenvolver o conhecimento busca dividir a tarefa com as famílias tentando integrá-las ao âmbito escolar como coadjuvantes do processo de ensino-aprendizagem. Porém as mudanças ocorridas nas últimas décadas do século XX têm dado novos contornos aos núcleos familiares e o que se observa na maioria das vezes é que o sistema educacional desconhece, ignora ou culpa os novos arranjos familiares pelo “sucesso” ou “fracasso escolar” de seus alunos. Considerações essas que tem despertado o interesse de teóricos em estudar as famílias, buscando identificá-las, de modo que essas características inflijam à escola maior precaução quando se tratar de afirmações taxativas sobre a normatividade das famílias em seus ritos escolares. As considerações finais do referido estudo apontam que investir em capacitação da comunidade escolar, bem como uma reestruturação curricular, são necessárias, objetivando a ética, o respeito à diversidade e o acolhimento dos sujeitos oriundos dessas novas configurações familiares.

Biografía del autor/a

Isaias Batista de Oliveira Junior

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Graduado em Nutrição pela
Universidade Filadélfia de Londrina e Licenciado em Educação Física pela Universidade
Estadual de Londrina.

Eliane Rose Maio

Doutora e Pós-Doutora em Educação Escolar – UNESP/Araraquara, Docente da Universidade Estadual de Maringá, do Departamento de Teoria e Prática da Educação – DTP e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação – PPE.

Publicado

2017-03-16

Cómo citar

OLIVEIRA JUNIOR, Isaias Batista de; MAIO, Eliane Rose. FAMÍLIA E ESCOLA: UM NOVO (RE) PENSAR E (RE) AGIR PEDAGÓGICO. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 101–114, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i10.6685. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/6685. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos

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