UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A ANÁLISE DE CONJUNTURA E AS DISPUTAS PELO BLOCO NO PODER DO ESTADO.
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i13.6595Resumo
O objetivo principal deste artigo é o de propor alternativas metodológicas para a análise das políticas públicas de Educação Profissional, discutindo a questão conceitual das classes sociais e a categoria da dependência. A influência da luta de classes na definição das políticas é tomada a partir da compreensão da conjuntura como elemento analítico essencial, com auxílio do aporte teórico-metodológico da teoria política marxista. Trata-se, pois, de uma contribuição para o debate no campo dos estudos sobre trabalho e educação no Brasil. O caso da frente neodesenvolvimentista que governa o país desde 2003, reconfigurando o bloco no poder do Estado brasileiro, é analisado, ainda em uma primeira aproximação, no esforço de localizar a recente política de unificação da Educação Profissional no Brasil, o PRONATEC, nessa conjuntura.Downloads
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