REFLEXÕES SOBRE O CONTROLE DIFUSO DA CONSTITUCIONALIDADE NO BRASIL: PASSADO, PRESENTE E OS DESAFIOS PARA O FUTURO
Palabras clave:
Constituição, Controle de constitucionalidade difuso, Recurso ExtraordinárioResumen
O artigo aborda a evolução constitucional do controle difuso de constitucionalidade no Brasil desde a primeira Constituição Republicana até a Emenda Constitucional n 45/2004, bem como a legitimidade, os órgãos competentes para executarem tal forma de controle, os efeitos da declaração incidental de inconstitucionalidade, o papel do Senado Federal na suspensão da execução de lei declarada inconstitucional e a exigência da comprovação da repercussão geral nos recursos extraordinários para o controle difuso da constitucionalidade.Citas
BARBOSA, Ruy. Commentários à Constituição Federal Brasileira. coligidos e ordenados por Homero Pires. IV vol. São Paulo: Saraiva & Cia, 1933.
BARROSO, Luiz Roberto. O controle de Constitucionalidade no Direito Brasileiro. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
BONAVIDES, Paulo. ANDRADE, Paes. História Constitucional do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1989.
BUZAID, Alfredo. Da ação direta. São Paulo: Saraiva, 1958.
CAMPOS, Francisco. Direito Constitucional. vol.II. Rio de janeiro/ São Paulo: Freitas Bastos, 1956.
MENDES, Gilmar Ferreira. Direitos Fundamentais e Controle da Constitucionalidade – Estudos de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2004.
MENDES, Gilmar Ferreira. O Papel do Senado Federal no Controle de Constitucionalidade: um caso clássico de mutação constitucional. Revista de Informação Legislativa, Nº 162, p.149/168. Brasília: Senado Federal abr/jun 2004.
MIRANDA, Pontes. Comentários à Constituição da República dos E.U. do Brasil. tomoI, artigos 1 – 103, Rio de Janeiro: Guanabara, [?].
PONTES DE MIRANDA. Comentários à Constituição de 1946. tomo II. Rio de Janeiro: Borsoi, 1960.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.