A Midi(c)alização da Cura

  • Antônio Fausto Neto Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Palavras-chave: Midiatização, Religião, Discursos, Estratégias

Resumo

Com base em pesquisa de um conjunto de teleemissões veiculadas em canais televisivos brasileiros, (abertos, a cabo e temáticos), no período de 2002/2004, estuda-se a permanência da religião na esfera pública no Brasil, as estratégias de embate religioso – Igrejas Evangélicas eCatólica – no sentido de uma nova configuração do mercado religioso. Descreve-se o funcionamento dos dispositivos midiáticos das emissões telerreligiosas que enunciamestratégias discursivas sobre os processos através dos quais o campo religioso lida com demandas e buscas de processos de curas para as diferentes formas de mal estar, que acometema saúde do corpo e da mente de milhões de indivíduos, assolados pelas consequências do enfrentamento das questões sócio-econômico-político-culturais do Brasil contemporâneo.

Biografia do Autor

Antônio Fausto Neto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Professor titular do PPGCC-Unisinos. Jornalista. Pesquisador credenciado junto ao CNPq. Consultor de agências, autor de livros.
Publicado
2010-12-21
Seção
Artigos