A Midi(c)alização da Cura

Autores/as

  • Antônio Fausto Neto Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Palabras clave:

Midiatização, Religião, Discursos, Estratégias

Resumen

Com base em pesquisa de um conjunto de teleemissões veiculadas em canais televisivos brasileiros, (abertos, a cabo e temáticos), no período de 2002/2004, estuda-se a permanência da religião na esfera pública no Brasil, as estratégias de embate religioso – Igrejas Evangélicas eCatólica – no sentido de uma nova configuração do mercado religioso. Descreve-se o funcionamento dos dispositivos midiáticos das emissões telerreligiosas que enunciamestratégias discursivas sobre os processos através dos quais o campo religioso lida com demandas e buscas de processos de curas para as diferentes formas de mal estar, que acometema saúde do corpo e da mente de milhões de indivíduos, assolados pelas consequências do enfrentamento das questões sócio-econômico-político-culturais do Brasil contemporâneo.

Biografía del autor/a

Antônio Fausto Neto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Professor titular do PPGCC-Unisinos. Jornalista. Pesquisador credenciado junto ao CNPq. Consultor de agências, autor de livros.

Publicado

2010-12-21

Cómo citar

Fausto Neto, A. (2010). A Midi(c)alização da Cura. Passagens: Periódico Del Programa De Posgrado En Comunicación De La UFC, 1(1), 29–45. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1160

Número

Sección

Artigos