De O Cantor de Jazz a Easy Rider: A canção popular no cinema norte-americano nas décadas de 1920 a 1960

  • Gabriela Machado Ramos de Almeida Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).
Palavras-chave: Cinema ficcional, Hollywood, música do cinema, canção popular

Resumo

Este artigo discute a presença da música no formato de canção popular no cinema norte-americano entre as décadas de 1920 a 1960. O intervalo indicado abrange desde experiências do primeiro cinema sonoro até o emprego de canções de rock em filmes, passando pela influência do jazz e a popularização das músicas-tema. Neste sentido, são exemplares obras como O Cantor de Jazz (1927) e Easy Rider – Sem Destino (1969), tomadas como marcos temporais neste trabalho. O caminho percorrido permite perceber o modo como as indústrias cinematográfica e musical entraram em sinergia especialmente a partir dos anos de 1950, com o trânsito de artistas populares entre os dois universos a partir do florescimento da cultura juvenil e do surgimento dos primeiros ídolos pop.

Biografia do Autor

Gabriela Machado Ramos de Almeida, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).
Gabriela Machado Ramos de Almeida é doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora e coordenadora adjunta do curso de Comunicação Social da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

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Publicado
2017-09-15
Seção
Artigos