De O Cantor de Jazz a Easy Rider: A canção popular no cinema norte-americano nas décadas de 1920 a 1960
Keywords:
Cinema ficcional, Hollywood, música do cinema, canção popularAbstract
Este artigo discute a presença da música no formato de canção popular no cinema norte-americano entre as décadas de 1920 a 1960. O intervalo indicado abrange desde experiências do primeiro cinema sonoro até o emprego de canções de rock em filmes, passando pela influência do jazz e a popularização das músicas-tema. Neste sentido, são exemplares obras como O Cantor de Jazz (1927) e Easy Rider – Sem Destino (1969), tomadas como marcos temporais neste trabalho. O caminho percorrido permite perceber o modo como as indústrias cinematográfica e musical entraram em sinergia especialmente a partir dos anos de 1950, com o trânsito de artistas populares entre os dois universos a partir do florescimento da cultura juvenil e do surgimento dos primeiros ídolos pop.References
CHION, Michel. La música en el cine. Barcelona: Paidós, 1997.
COOKE, Mervyn. A History of Film Music. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.
JANOTTI JR., Jeder. Afeto, Autenticidade e Sociabilidade: Uma Abordagem do Rock como Fenômeno Cultural. In: GOMES, Itania M. M. & SOUZA, Maria C. J. (org.). Media e Cultura. Salvador: Pós-Graduação do Programa em Comunicação e Cultura Contemporâneas, 2003. (p. 77-95)
JANOTTI JR., Jeder. Música Popular ou Música Pop?. Trajetórias e Caminhos da Música na Cultura Mediática. 2005. Disponível em: http://www.gepicc.ufba.br/enlepicc/pdf/JederJanotti.pdf. Acesso em 24/08/2017.
LACK, Russel. La Música en El Cine. Madrid: Ediciones Cátedra, 1999.
MÁXIMO, João. A música do cinema – os 100 primeiros anos. Vol. 2. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
MIDDLETON, Richard. Studying Popular Music. Open University Press, 1990.
SHUKER, Roy. Vocabulário de Música Pop. São Paulo: Hedra, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a ampla disseminação da informação.