Mudanças em (dis)curso: a noção de "publicidade infantil" em franco processo de ressignificação

Autores

  • Brenda Lyra Guedes Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

cultura do consumo, discursos, publicidade Infantil.

Resumo

Um processo de ressignificação dos discursos publicitários se anuncia e ganha visibilidade especialmente no que diz respeito a resistência à publicidade ubíqua que dialoga com a infância. Na tentativa de evidenciar o significado e as noções de “publicidade infantil” como produtos de relações sociopolíticas este artigo desenvolve uma breve reflexão sobre os contextos de interseção entre a publicidade e a infância; registra alguns dos posicionamentos discursivos em destaque no país; e sinaliza uma mudança discursiva, no termos propostos por Norman Fairclough (2001).

Biografia do Autor

Brenda Lyra Guedes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda (atual) e Mestre em Comunicação (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco; Bacharel em Comunicação - Publicidade e Propaganda (2008) pela Universidade de Fortaleza. Organizadora do livro “Culturas Infantis do Consumo: Práticas e Experiências Contemporâneas”. E-mail: blguedes@gmail.com

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Publicado

2016-09-07

Como Citar

Guedes, B. L. (2016). Mudanças em (dis)curso: a noção de "publicidade infantil" em franco processo de ressignificação. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 7(1), 45–61. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/3058

Edição

Seção

Dossiê Crianças e Jovens no contexto de convergência