Mudanças em (dis)curso: a noção de "publicidade infantil" em franco processo de ressignificação
Parole chiave:
cultura do consumo, discursos, publicidade Infantil.Abstract
Um processo de ressignificação dos discursos publicitários se anuncia e ganha visibilidade especialmente no que diz respeito a resistência à publicidade ubíqua que dialoga com a infância. Na tentativa de evidenciar o significado e as noções de “publicidade infantil” como produtos de relações sociopolíticas este artigo desenvolve uma breve reflexão sobre os contextos de interseção entre a publicidade e a infância; registra alguns dos posicionamentos discursivos em destaque no país; e sinaliza uma mudança discursiva, no termos propostos por Norman Fairclough (2001).
Riferimenti bibliografici
AQUINO, Andréa Maciel; GOMES, Isaltina Maria de Azevedo Mello. Criança de papel: representações das crianças nos jornais pernambucanos In: Infância & Consumo: estudos no campo da comunicação. Brasília, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 12. Ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
BEZERRA, Beatriz; GUEDES, Brenda; ALMEIDA, Sílvia. Publicidade e Consumo: entretenimento, infância, mídias sociais. Recife: Editora UFPE, 2016.
BUCKINGHAM, David. Crescer na Era das Mídias Eletrônicas. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
COOK, Daniel Thomas. The Commodification of Childhood: the Children`s clothing industry and the rise of the child consumer. Durham & London: Duke University Press, 2004.
COVALESKI, Rogério. Publicidade Híbrida. Curitiba: Maxi Editora, 2010.
DAGNINO, Evelina. Confluência perversa, deslocamentos de sentido, crise discursiva . In: GRIMSON, Alejandro (org.). La cultura en las crisis latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, 2004, v., p. 195-216.
DEWEY, John. La opinión pública y sus problemas. Madrid: Ediciones Morata, 2004.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e Mudança Social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
GASTALDO, Édison. Publicidade e Sociedade: uma perspectiva antropológica. Porto Alegre: Sulina, 2013.
GUEDES, Brenda; COVALESKI, Rogério. Publicidade e Infância: Traços de uma Cultura Infantil do Consumo. In: ALCÂNTARA, Alessandra; GUEDES, Brenda (orgs.). Culturas infantis do consumo: práticas e experiências contemporâneas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. 255p.
HABERMAS, Jürgen. Direito e Democracia: entre facticidade e validade. Tradução: Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. 354p.
______. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Tradução: Flávio R. Kothe. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003. 398p.
HARVEY, D. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Loyola, 1992.
MIOTELLO, Valdemir. Ideologia In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin Conceitos - Chave. 4ª Ed. São Paulo: Contexto, 2008.
ROCHA, Everardo. Prefácio. In: GASTALDO, Édison. Publicidade e Sociedade: uma perspectiva antropológica. Porto Alegre: Sulina, 2013.
ROCHA, Maria Eduarda da Mota. Publicidade e Internet: A Difícil Convergência. In: Revista Galáxia. São Paulo, n.17, p. 81-93, jun. 2009.
______. A Nova Retórica do Capital. A publicidade brasileira em tempos neoliberais. São Paulo: Editora da universidade de São Paulo, 2010.
TASCHNER, Gisela. Paradoxos da Comunicação e do Consumo no Brasil do séc. XXI. In: Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo: Ano 8 Vol.8 N.23 p.199-216. Nov. 2011.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a ampla disseminação da informação.