FOTOGRAFIA, COTIDIANO E CIDADE: Entre o ver e o habitar a imagem

Autores

  • Victa de Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

Fotografia, cidade, háptico

Resumo

Recentemente, uma nova geração de artistas voltou-se para o cotidiano das ruas das grandes metrópoles e retomou o debate sobre os nossos condicionamentos diários. De modo geral, são trabalhos que se apropriam da realidade e de um certo modo de representar o cotidiano, para transformá-lo. Com efeito, seja como repetição, hábito, deriva, espera ou performance, o cotidiano nos oferece variadas possibilidades de experiência com a imagem. Nossa proposta é observar, a partir do trabalho “Marcha” (2013), do coletivo brasileiro Cia de Foto, os diferentes modos de experimentar o cotidiano urbano na fotografia contemporânea a partir da tensão entre a impossibilidade de ver e o convite a habitar a imagem. Nossa intenção será propor relações entre o hábito, a possibilidade de habitar uma imagem e o regime háptico de visão, como estratégias de experiência com a obra.

Biografia do Autor

Victa de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Victa de Carvalho é doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio de pesquisa na Université Paris1: Sorbonne. É professora adjunta da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde é também vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da ECO/UFRJ. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em: fotografia, arte contemporânea, cinema, vídeo e novas mídias.

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Publicado

2017-12-22

Como Citar

de Carvalho, V. (2017). FOTOGRAFIA, COTIDIANO E CIDADE: Entre o ver e o habitar a imagem. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 8(2), 74–92. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/30961

Edição

Seção

Dossiê Compós