FOTOGRAFIA, COTIDIANO E CIDADE: Entre o ver e o habitar a imagem

Authors

  • Victa de Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Keywords:

Fotografia, cidade, háptico

Abstract

Recentemente, uma nova geração de artistas voltou-se para o cotidiano das ruas das grandes metrópoles e retomou o debate sobre os nossos condicionamentos diários. De modo geral, são trabalhos que se apropriam da realidade e de um certo modo de representar o cotidiano, para transformá-lo. Com efeito, seja como repetição, hábito, deriva, espera ou performance, o cotidiano nos oferece variadas possibilidades de experiência com a imagem. Nossa proposta é observar, a partir do trabalho “Marcha” (2013), do coletivo brasileiro Cia de Foto, os diferentes modos de experimentar o cotidiano urbano na fotografia contemporânea a partir da tensão entre a impossibilidade de ver e o convite a habitar a imagem. Nossa intenção será propor relações entre o hábito, a possibilidade de habitar uma imagem e o regime háptico de visão, como estratégias de experiência com a obra.

Author Biography

Victa de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Victa de Carvalho é doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio de pesquisa na Université Paris1: Sorbonne. É professora adjunta da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde é também vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da ECO/UFRJ. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em: fotografia, arte contemporânea, cinema, vídeo e novas mídias.

References

BONITZER, P. Le champ aveugle. Paris: cahiers du cinéma, 1999.

BUYDENS, M. Sahara. L’esthetique de Gilles Deleuze. Paris: JVrin, 2005.

DELEUZE, G. Francis Bacon: a lógica da sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2007.

DELEUZE, G. e GUATTARI, F. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia – vol 5. São Paulo: Ed. 34, 1997.

DIDI-HUBERMAN, G. A semelhança informe ou o gaio saber visual segundo Georges Bataille. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.

DUBOIS, P. Cinema, vídeo Godard. São Paulo: Cosac e Naif, 2004.

CHEVRIER,F. Walker Evans et la question du sujeit. Revue Communications, n 71, 2001, p. 63- 103.

ENTLER, R. A fotografia como exercício de possibilidades. 2011. Disponível em: http://www.galeriavermelho.com.br/sites/default/files/artistas/textos/2011_RONALDO%20ENTLER_Fotografia%20como%20exerc%C3%ADcio%20de%20possibilidades%20-%20revisado%20e%20revisado.pdf

GONÇALVES, O. (Org.). Narrativas sensoriais. Rio de Janeiro: Circuito, 2014.

FATORELLI, A. Fotografia Contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias. Rio de Janeiro: Senac, 2013.

GUMBRECHT, H. U. A Modernização dos sentidos. São Paulo: Ed. 34, 1998.

KRACAUER, S. O ornamento da massa: ensaios. São Paulo: Cosac Naif, 2009.

KRAUSS, R. O fotográfico. Barcelona: GG, 2002.

MEYEROWITZ, J.; WESTERBERCK, C. Bystander: a history of street photography. Canadá: Little, Brown and Company, 1993.

SCOTT, C. Street photography: from Atget to Stieglitz. Nova Iorque: I. B.Tauris & Co, 2009.

SOLOMON-GODEAU, A. Photography after art photography. In: WALLIS, B. Art after Modernism: rethinking representation. New York: New Museum, 1991.

SIMMEL, G. As Grandes Cidades e a Vida do Espírito (1903). Revista MANA, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, out. 2005.

Published

2017-12-22

How to Cite

de Carvalho, V. (2017). FOTOGRAFIA, COTIDIANO E CIDADE: Entre o ver e o habitar a imagem. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 8(2), 74–92. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/30961

Issue

Section

Dossiê Compós