HIPERINFOGRAFIA: ONDE ESTÁ A VISUALIZAÇÃO SINTÉTICA NO JORNALISMO DE NOVA ERA?

Autores

  • William Robson Cordeiro Universidade Federal de Santa Catarina
  • José Luis Valero Sancho Universitat Autònoma de Barcelona

Palavras-chave:

Hiperinfografia, visualização sintética, jornalismo, infografia

Resumo

É certo que o jornalismo pós-industrial apresenta mudanças profundas na produção e no consumo de notícias e tais alterações também passam fortemente pelas linguagens e formatos. Quanto à visualização sintética, em especial, não se caracteriza tão somente na transição entre o analógico e o digital, porém as transformações se aprofundam no ambiente da hipermídia. Este é o caminho a que se propõe percorrer este estudo: refletir sobre a fronteira onde se apresenta uma nova categoria de infográficos, de natureza complexa e imersiva. Ou seja, como se manifesta a infografia neste contexto? O intuito é acompanhar algumas produções jornalísticas, de modelos imersivos, tridimensionais, de realidade virtual, com o objetivo de categorização e construção conceitual do que denominamos, a priori, de hiperinfografia. O acréscimo do prefixo hiper determina o ambiente destas infografias e, do mesmo modo, a sua grandeza e sofisticação.

Biografia do Autor

William Robson Cordeiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (UFSC). Estágio de doutoramento na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB).

José Luis Valero Sancho, Universitat Autònoma de Barcelona

Tutor de tese no âmbito da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Professor titular da UAB.

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Publicado

2018-12-03

Como Citar

Cordeiro, W. R., & Sancho, J. L. V. (2018). HIPERINFOGRAFIA: ONDE ESTÁ A VISUALIZAÇÃO SINTÉTICA NO JORNALISMO DE NOVA ERA?. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 9(1), 19–33. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39726

Edição

Seção

Dossiê Praxisjor