HIPERINFOGRAFIA: ONDE ESTÁ A VISUALIZAÇÃO SINTÉTICA NO JORNALISMO DE NOVA ERA?
Mots-clés :
Hiperinfografia, visualização sintética, jornalismo, infografiaRésumé
É certo que o jornalismo pós-industrial apresenta mudanças profundas na produção e no consumo de notícias e tais alterações também passam fortemente pelas linguagens e formatos. Quanto à visualização sintética, em especial, não se caracteriza tão somente na transição entre o analógico e o digital, porém as transformações se aprofundam no ambiente da hipermídia. Este é o caminho a que se propõe percorrer este estudo: refletir sobre a fronteira onde se apresenta uma nova categoria de infográficos, de natureza complexa e imersiva. Ou seja, como se manifesta a infografia neste contexto? O intuito é acompanhar algumas produções jornalísticas, de modelos imersivos, tridimensionais, de realidade virtual, com o objetivo de categorização e construção conceitual do que denominamos, a priori, de hiperinfografia. O acréscimo do prefixo hiper determina o ambiente destas infografias e, do mesmo modo, a sua grandeza e sofisticação.
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