FORMAÇÃO JORNALÍSTICA E OS NOVOS FLUXOS INFORMATIVOS: Uma análise do perfil de profissional previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais

Autores

  • Milton Júlio Faccin Universidade Estácio de Sá
  • Soraya Venegas Ferreira Universidade Estácio de Sá

Palavras-chave:

Diretrizes Curriculares Nacionais, formação jornalística, identidade profissional, perfil profissional do Jornalista brasileiro

Resumo

As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) separaram o Jornalismo da Comunicação Social, mas enquanto a área acadêmica fragmenta-se em diferentes modalidades de cursos nas IES brasileiras, a comunicação é cada vez mais exercida de forma integrada na prática social, facilitada pelas novas tecnologias. Pesquisa recente aponta mudanças no perfil profissional, na medida em que os jornalistas brasileiros são majoritariamente mulheres brancas, solteiras, com até 30 anos. Numa profissão de jovens, os produtores de conteúdo para as organizações empresariais e sociais, os internautas das redes sociais, os blogueiros, youtubers e os analistas das fake news, por exemplo, têm dúvidas sobre qual o curso mais indicado para a sua formação profissional e para aquisição de conhecimentos e habilidades específicos. A época atual é marcada pelo acesso do cidadão a essas tecnologias e por um saber técnico de domínio público, capaz de transformar esse cidadão em produtor de conteúdos, com as devidas aptidões para fotografar, redigir e publicar informações, editar vídeos e até mesmo emitir opiniões sobre quaisquer assuntos. É nesse contexto que o presente trabalho se insere. De um lado, ele filia-se às reflexões sobre as mutações da identidade profissional jornalística e, de outro, alia-se às investigações sobre a formação superior em Jornalismo, recorrente na academia desde os anos 1940, quando algumas IES começaram a contemplar a formação específica desse profissional.

Biografia do Autor

Milton Júlio Faccin, Universidade Estácio de Sá

Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre e doutor em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ. Atualmente é professor e coordenador do curso de Jornalismo, além de pesquisador do Programa Pesquisa Produtividade da Universidade Estácio de Sá/RJ. Supervisiona a execução de produtos jornalísticos laboratoriais e institucionais.

Soraya Venegas Ferreira, Universidade Estácio de Sá

Jornalista e pesquisadora do Programa Pesquisa Produtividade da Universidade Estácio de Sá. Doutora em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ, com pós-doutorado pelo PPGCom-UFF. É professora auxiliar da Universidade Veiga de Almeida e titular da Universidade Estácio de Sá, onde coordena o Curso de Jornalismo do Campus Niterói, há mais de 10 anos, sendo responsável pela supervisão acadêmica do Núcleo Prático de Comunicação –NUCOM.

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Publicado

2018-12-03

Como Citar

Faccin, M. J., & Ferreira, S. V. (2018). FORMAÇÃO JORNALÍSTICA E OS NOVOS FLUXOS INFORMATIVOS: Uma análise do perfil de profissional previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 9(1), 34–49. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39727

Edição

Seção

Dossiê Praxisjor