AS RÁDIOS UNIVERSITÁRIAS PÚBLICAS COMO ESPAÇOS PARA FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

Autores

  • Rafael Medeiros Universidade Federal de Ouro Preto
  • Nísio Teixeira Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

formação complementar, estágio, rádios universitárias, Rádio UFMG Educativa, Rádio UFOP Educativa

Resumo

As emissoras vinculadas a universidades federais somam atualmente 28 rádios que incorporam algumas configurações particularizantes fundamentadas nos aspectos próprios das universidades onde estão inseridas. Como parte de uma pesquisa mais abrangente (MEDEIROS; TEIXEIRA, 2018a; 2018b), o aspecto discutido no presente trabalho é o que diz respeito à potencialidade das rádios universitárias enquanto espaços de formação complementar, como laboratórios que permitem a experimentação do aprendizado tido em sala de aula. A metodologia utilizada se concentra na aplicação de questionários para os ex-bolsistas das rádios UFMG Educativa e UFOP Educativa e em entrevistas com diretores das duas rádios como forma de dimensionar a importância do trabalho dos estagiários dentro dessas emissoras.

Biografia do Autor

Rafael Medeiros, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (PUC Minas) e em Jornalismo (UFMG).

Nísio Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto vinculado ao Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Ciências da Informação (UFMG).

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Publicado

2018-12-03

Como Citar

Medeiros, R., & Teixeira, N. (2018). AS RÁDIOS UNIVERSITÁRIAS PÚBLICAS COMO ESPAÇOS PARA FORMAÇÃO COMPLEMENTAR. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 9(1), 76–90. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39730

Edição

Seção

Dossiê Praxisjor