AS RÁDIOS UNIVERSITÁRIAS PÚBLICAS COMO ESPAÇOS PARA FORMAÇÃO COMPLEMENTAR
Parole chiave:
formação complementar, estágio, rádios universitárias, Rádio UFMG Educativa, Rádio UFOP EducativaAbstract
As emissoras vinculadas a universidades federais somam atualmente 28 rádios que incorporam algumas configurações particularizantes fundamentadas nos aspectos próprios das universidades onde estão inseridas. Como parte de uma pesquisa mais abrangente (MEDEIROS; TEIXEIRA, 2018a; 2018b), o aspecto discutido no presente trabalho é o que diz respeito à potencialidade das rádios universitárias enquanto espaços de formação complementar, como laboratórios que permitem a experimentação do aprendizado tido em sala de aula. A metodologia utilizada se concentra na aplicação de questionários para os ex-bolsistas das rádios UFMG Educativa e UFOP Educativa e em entrevistas com diretores das duas rádios como forma de dimensionar a importância do trabalho dos estagiários dentro dessas emissoras.
Riferimenti bibliografici
BLOIS, Marlene M. Rádio educativo: uma escola de vida e de cidadania. In: BARBOSA FILHO, André; PIOVESAN, Ângelo; BENETON, Rosana. (Org.). Rádio: sintonia do futuro. São Paulo: Paulinas, 2004.
DEUS, Sandra de Fatima Batista de. Rádios Universitárias públicas: compromisso com a sociedade e com a informação. In: Em Questão. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, v. 9, n. 2,p. 327-338, jul./dez. 2003.
DEUS, Sandra de Fatima Batista de. O papel das rádios universitárias públicas na extensão universitária. In: VIII Congresso ibero-americano de extensão universitária, 2005, Rio de Janeiro. Navegar é preciso... transformar é possível. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005. p. 91-96.
MEDEIROS, Rafael. Características dos modelos de programação das rádios universitárias públicas: estudo a partir das rádios UFMG Educativa e UFOP Educativa. 2017. Monografia (Graduação) – Curso de Comunicação Social – Jornalismo, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
MEDEIROS, Rafael; TEIXEIRA, Nísio. Bases históricas para os modelos de programação das rádios universitárias públicas. In: Anais do V Encontro Regional Sudeste de História da Mídia. Belo Horizonte: Alcar, 2018a.
MEDEIROS, Rafael; TEIXEIRA, Nísio. Bases históricas para os modelos de programação das rádios universitárias públicas. In: Anais do XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2018, Belo Horizonte. Desigualdades, gêneros e comunicação. São Paulo: Intercom, 2018b.
PIMENTEL, Fábio Prado. O rádio educativo no Brasil: uma visão histórica. 2. ed. Rio de Janeiro: SOARMEC Editora, 2009.
SANTOS, Darlan Roberto dos; CASTRO, Juliana Monteiro de. Jornalismo do Interior: Características, estigmas e seu papel na sociedade. In: Anais do 9º Encontro Nacional de História da Mídia. Alcar, 2013.
SANTOS, Elias. Rádio UFMG Educativa. In: PRATA, Nair (Org.). O rádio entre as montanhas: histórias, teorias e afetos da radiofonia mineira. Belo Horizonte: Fundac, 2010.
SANTOS, Elias. Rádio UFMG Educativa: origem, desafios e perspectivas. In: Rádio em Revista. Departamento de Comunicação Social/ FAFICH – UFMG. Belo Horizonte, 2014, v.10, p. 8-16.
SANTOS, Gláucio. Entrevista: Gláucio Santos. Entrevista concedida a Rafael Medeiros em 24 de outubro de 2017. Ouro Preto, 2017.
SPENTHOF, Edson Luiz. A Importância das Rádios e TVs Universitárias como Laboratórios. Comunicação & Informação, Goiânia, v.1, n.1, p. 153-166, jan./ jun. 1998.
SPENTHOF, Edson Luiz. A experiência laboratorial da Rádio Universitária da UFG e o debate sobre o aperfeiçoamento pedagógico dos cursos de jornalismo. In: Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, v. 1, n. 2, 2007.
UFT. Diretrizes da Rádio UFT FM. Palmas: Universidade Federal do Tocantins, 2018. Disponível em: <http://docs.uft.edu.br/share/s/l4ckJZyZQD6ASdT2Yd1WHw>. Acesso em: 14 out 2018.
ZUCULOTO, Valci Regina Mousquer. A programação das rádios públicas brasileiras. Florianópolis: Insular, 2012.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a ampla disseminação da informação.